IFNMG: Montes Claros sediará a próxima edição da Reditec

Em 2026, o coração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vai pulsar em Montes Claros (MG), onde acontecerá a 50ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec). O anúncio foi feito hoje, 5/9, no último dia da Reditec 2025, realizada em Bonito (MS).


Um vídeo de divulgação do anúncio da sede da Reditec 2026, produzido pelo IFNMG, apresentou ao público a cultura, a diversidade e a força do Norte de Minas e de Montes Claros, que agora se prepara para receber o principal encontro de formação de líderes da Rede Federal.


Veja abaixo o vídeo de anúncio da próxima Reditec.

A reunião acontecerá no segundo semestre, em data ainda a ser definida. A comissão está trabalhando para que a Reditec 2026 possa refletir muito do que marca o Instituto e a região: “um espaço de diálogo, convivência e aprimoramento mútuo entre o tradicional e a inovação, entre o rural e o urbano, com sustentabilidade, inovação e respeito às tradições”, pontua o presidente da comissão e diretor do Departamento de Comunicação do IFNMG, Bráulio Siffert.  


Novo capítulo da Reditec no sertão mineiro


Desde 1977, a Reditec reúne anualmente dirigentes e gestores de Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II para debates e capacitações sobre os rumos da educação profissional e tecnológica no país. As discussões são conduzidas por meio de palestras, mesas-redondas, mostras de experiências exitosas e reuniões dos fóruns de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


O encontro é promovido pelo Conif, pelo Ministério da Educação e, a cada ano, por uma diferente instituição da Rede Federal. É a primeira vez que será realizado no norte de Minas e a segunda em Minas Gerais. Para a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, receber a Reditec é uma grande oportunidade para reafirmar e reforçar o impacto positivo que a educação profissional e tecnológica gera nos rincões do interior do Brasil, além de poder mostrar para todo o Brasil as potencialidades, as inovações e os desafios da Rede Federal em localidades como o Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


“Essa escolha demonstra que o IFNMG é visto pela Rede, pelo governo e pelo Conif como uma instituição organizada, inovadora e capaz de entregar grandes resultados nacionais. E mostra a importância da missão da educação profissional para transformar a vida de pessoas em regiões historicamente alijadas de investimentos federais robustos”, destaca Joaquina Nobre.


Em 2025, a Reditec contou com cerca de 1,2 mil participantes, sob o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.


Para 2026, a expectativa é que Montes Claros e o IFNMG imprimam sua identidade ao encontro, que, ao receber mais de mil pessoas de todo o Brasil, promete movimentar a economia local, especialmente os setores hoteleiro e de serviços, e ampliar a participação de servidores e estudantes do IFNMG, potencializando o aprendizado na instituição.


No interior de Minas, o futuro da educação profissional, científica e tecnológica


Maior cidade do Norte de Minas, com forte vocação cultural, acadêmica e econômica, Montes Claros é referência regional em saúde, comércio e serviços, além de abrigar manifestações tradicionais como os Catopês, Marujos e Caboclinhos. O território norte-mineiro, marcado pela resistência de comunidades tradicionais e pela riqueza de seus saberes populares, também se destaca pela inovação, pela pesquisa científica e pelo empreendedorismo que nascem em instituições como o IFNMG.


O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), anfitrião da próxima edição, é hoje um dos mais importantes agentes de transformação da região. Presente no norte e nordeste de Minas e nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, o IFNMG atua na interiorização do ensino, da ciência e da tecnologia, formando jovens, promovendo inclusão e fortalecendo o desenvolvimento local e regional.


De acordo com a organização, a Reditec 2026 em Montes Claros será uma oportunidade não apenas de discutir os desafios e perspectivas da Rede Federal, mas também de apresentar ao Brasil a força cultural, social e econômica do Norte de Minas. Como destacou o vídeo exibido em Bonito, “Montes Claros é o coração que pulsa no interior do Brasil. E será, em 2026, o coração da Rede Federal”.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Assessoria de Comunicação do IFNMG

Foto: Arquivo IFNMG

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba