A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Paula Giraux, participou, na manhã desta quarta-feira (10/9), da cerimônia de lançamento de três iniciativas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país – parte da implementação do Pacto Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. O evento ocorreu no Cetremec, em Brasília.
Na mesa de abertura, a presidente do Conif e reitora do Colégio Pedro II reafirmou a importância de as pessoas saberem ler e escrever. “A alfabetização, de fato, tira os cidadãos, como nós, de um espaço que não é digno. A educação transforma a vida das pessoas para que elas possam transformar o mundo”.
Em nome do Conif, a presidente destacou, ainda, o compromisso com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC). Segundo Giraux, o Conselho reafirma sua parceria para “enfrentar os desafios” diante da pauta e entende o momento como uma “repactuação”. Por fim, fez um agradecimento aos participantes da mesa e ao público presente.
“Queria agradecer a cada um e cada uma de vocês que faz esse esforço amoroso pela Educação, porque, como diz Paulo Freire, a Educação é amor. E que a gente, nessa amorosidade, consiga colocar nosso coração para que todos os desafios sejam enfrentados”, concluiu.
Também presente na mesa de abertura, Zara Figueiredo, secretária da Secadi, fez coro à fala de Giraux.

“Eu reforço o que o Conif disse, o momento é de repactuação. E aí eu começo dizendo que foi muito o que construímos ao longo deste ano. Obviamente, a gente precisa e tem um longo caminho ainda pela frente. Todos nós sabemos disso. Mas, tudo o que nós construímos e a nossa grande obsessão, é colocar a EJA no centro da política educacional. E tudo o que nós construímos foi graças a todo mundo que está aqui”.
As iniciativas
Entre as iniciativas anunciadas, estão os Cadernos EJA Ensino Médio, elaborados em parceria com a UNESCO, que têm como objetivo orientar profissionais da Educação na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da modalidade.
Outra novidade foi a exibição do teaser da série “E Aí, Professora? (EJA)”, produção conjunta da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura. A iniciativa busca dialogar diretamente com educadores que atuam em salas de aula da EJA, trazendo reflexões e práticas pedagógicas diante dos desafios da sala de aula.
Por fim, a terceira ação foi o lançamento do Estudo sobre Retorno Econômico da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Brasil, realizado pela pesquisadora Fabiana Felício, do Insper, sob encomenda da Secadi em parceria com a UNESCO. O levantamento apresenta dados sobre os benefícios econômicos e sociais do investimento na modalidade, oferecendo subsídios para gestores e formuladores de políticas públicas educacionais.
Além de Ana Paula Giraux e Zara Figueiredo, estiveram presentes na mesa de abertura Hélvia Paranaguá, secretária de Estado de Educação do Distrito Federal; Maria Rebeca Otero, coordenadora do Setor de Educação da UNESCO Brasil; Rosilene Corrêa, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Maria Joana Mareco, do Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil (FEJA); Cássio Mendes Souza, servidor da Controladoria Geral da União (CGU); Eliane Aquino, secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento (MDS); deputada federal Luciene Cavalcante; a promotora de justiça Leane Fiuza; Rosalina Soares, superintendente de Conhecimento da Fundação Roberto Marinho (FRM); Valter Leite, coordenador nacional do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Cezar Miola, integrante do Conselho Deliberativo da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON); Eduardo Mesquita, conselheiro do Fórum Nacional dos Conselhos e Distrital de Educação (FONCEDE); Maria Elza da Silva, professora e integrante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

A reitora do Instituto Federal de Goiás e representante do Conif na Secadi/MEC, Oneida Cristina Irigon, também participou do momento.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif