Oneida Irigon é reconduzida à reitoria do IFG para mandato de 2026 a 2030

A docente Oneida Cristina Irigon foi reconduzida ao cargo de reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) em cerimônia realizada na última quinta-feira (15/1), no Ministério da Educação (MEC). Oneida cumprirá mais um mandato de quatro anos (2026-2030) à frente da instituição.


“Este é o momento de consolidar políticas, especialmente as estruturantes, contribuindo para que o Instituto Federal de Goiás se torne cada vez mais forte e consolidado, ampliando sua capacidade de transformar vidas”, afirmou a reitora do IFG.


Oneida também destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


“Em articulação com o Conif, essa também é uma luta cotidiana em defesa do nosso Conselho, espaço fundamental para garantir capilaridade em toda a Rede Federal. É ali que conseguimos fortalecer a atuação conjunta e assegurar que a Rede continue sendo o que já é hoje: uma das mais importantes instituições e referências em educação no Brasil. Estarei sempre firme nesse trabalho de colaboração”, completou.

A mesa do evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli; e da deputada estadual Bia de Lima (PT/GO). Também participaram da solenidade o reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado; os ex-reitores do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva e Paulo César Pereira; e pessoas que compõem a comunidade acadêmica do IFG.


“Eu sempre digo que tenho muito orgulho de fazer parte desse time, porque os Institutos Federais é um orgulho do Brasil, é um patrimônio brasileiro. São instituições que transformam vidas, que dão oportunidade a milhões de jovens desse país. Então, para mim, tem um significado muito importante estar aqui hoje para reconhecer a sua liderança, o seu trabalho do seu primeiro mandato. E não tenho dúvida que você vai se destacar ainda muito mais no segundo mandato à frente do IFG”, enalteceu o ministro Camilo Santana.

Na ocasião, o secretário Marcelo Bregagnoli também reforçou sua admiração pelo trabalho da reitora do IFG.


“Temos na professora Oneida e em sua equipe uma instituição que assume um compromisso estabelecido pelo ministro Camilo e pelo presidente Lula: de elevar, a cada dia, uma educação de qualidade, sobretudo nos rincões que ainda necessitam tanto dessa rede, que faz a diferença para milhões e milhões de pessoas”.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba