ProfEPT alcança nota 4 na Avaliação Quadrienal da Capes

​​O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) teve seu desempenho reconhecido na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - 2021–2024. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (12/1), atribuiu nota 4 ao Programa, com conceito “Bom” nos três quesitos avaliados: Programa, Formação e Impacto na Sociedade.


No quesito Programa, que analisa estrutura, corpo docente, planejamento e autoavaliação, o desempenho foi considerado positivo. A Capes destacou o alinhamento entre área de concentração, linhas de pesquisa e proposta formativa, além do esforço recente para adequar o perfil do público-alvo e reorganizar o quadro de docentes.


No quesito Formação, o programa manteve o conceito “Bom”. A Capes destacou a quantidade de dissertações defendidas no período – aproximadamente, 2,5 mil –, com boa aderência temática e produção de produtos educacionais aplicados à realidade da Educação Profissional e Tecnológica. O acompanhamento dos egressos foi bem avaliado, com destaque para trajetórias de sucesso em diferentes regiões do país.


Já no quesito Impacto na Sociedade, o resultado também foi “Bom”. A Capes reconheceu o caráter inovador das produções intelectuais e a forte inserção nacional do ProfEPT, refletida em eventos, redes de pesquisa e ações formativas em diferentes estados.


A internacionalização aparece como um aspecto secundário do programa, o que é assumido pela própria coordenação, mas houve avaliação positiva da visibilidade institucional, do site do programa e do acesso público aos produtos educacionais.


O ProfEPT


Criado em 2017, o ProfEPT oferece o Mestrado Profissional em Rede Nacional, reconhecido pela Capes, com foco na formação em educação profissional e tecnológica articulada à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos educacionais.


O curso é ofertado na modalidade presencial pelas instituições da Rede Federal e coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que atua como instituição-sede e responde pela gestão acadêmica e administrativa do programa.


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assegura o financiamento do ProfEPT por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), responsável pelos repasses que viabilizam o Exame Nacional de Acesso unificado e a atuação dos analistas administrativos que gerenciam o programa em nível nacional.

Diretoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba