Conhecida por estarem alicerçadas em fortes políticas de inclusão e interiorização, as intuições da Rede Federal representam uma proposta inovadora na qual o Ensino, Pesquisa, Extensão caminham juntos, de forma verticalizada. Nesta quarta-feira (10/8), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou a campanha Tem na Rede, que é voltada a promoção e divulgação dessas ações.
A campanha digital marca o lançamento do Portal redefederal.org.br, que reúne uma breve síntese da história da Rede Federal, informações das 41 instituições que compõe o Conif – 38 Institutos Federais, 2 Cefets e o Colégio Pedro II – e dos 14 os Polos de Inovação, além de notícias com foco no compartilhamento de projetos ligados ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Internacionalização.
“Somos uma rede grande e diversa. É muito importante ter um espaço que dê visibilidade para o que é produzido dentro das instituições. Muitas vezes isso fica pulverizado e esse novo espaço não apenas sistematiza parte desse conteúdo, como passa a ideia de trabalho em rede, que é muito importante para todos nós”, destaca a vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Deborah Santesso.
Em 2022, a Rede Federal ultrapassou a marca de 1.4 milhão de matrículas, que estão distribuídas pelos 633 campi espalhados por todo o Brasil. Dentro desse universo são desenvolvidos pelo menos 11 mil projetos de pesquisa aplicada e outros sete mil projetos de extensão, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, do Ministério da Educação (MEC).
Assessoria de Comunicação do Conif