Termina na próxima quarta-feira (6/8) o prazo para submissão de relatos de experiências de internacionalização, como intercâmbio, mobilidade acadêmica e desenvolvimento de projetos liderados pelas instituições da Rede Federal associadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), para compor a segunda edição do e-book Vozes da Internacionalização: Narrativas de Estudantes e Servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Os interessados devem submeter seus relatos por meio de um formulário eletrônico disponível no edital de seleção (Edital Conif/AI nº 08), que teve sua data de submissão ampliada, passando do dia 3 de agosto para o dia 6. “A expectativa é reunir um conjunto representativo e diverso de narrativas que reflitam a pluralidade de experiências vividas no processo de internacionalização da Rede Federal”, destaca o coordenador-geral de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rodrigo Lemos.
O gestor coordena o grupo de trabalho responsável pelo projeto, que é fruto da colaboração entre o Fórum de Gestores de Relações Internacionais (Forinter), a Câmara e a Diretoria de Relações Internacionais do Conif. “Buscamos histórias que expressem não apenas os êxitos individuais, mas também os desafios enfrentados, as aprendizagens interculturais, os desdobramentos institucionais e o impacto social das ações. A diversidade geográfica, de gênero, étnico-racial, de áreas do conhecimento e de modalidades de internacionalização é considerada estratégica para compor um panorama mais abrangente e inclusivo da internacionalização”, afirma.
Podem participar estudantes, egressos e servidores vinculados à Rede Federal que tenham participado de ações de internacionalização promovidas pelas instituições de origem ou pelo Conif entre os anos de 2023 e 2025. Os critérios de seleção incluem autenticidade, representatividade, pertinência temática, diversidade, organização lógica e clareza na redação. As regras, prazos e demais informações importantes podem ser acessadas diretamente no edital.
“A publicação deste e-book tem, entre seus principais objetivos estratégicos, fortalecer a cultura da internacionalização na Rede Federal. Ao dar visibilidade a experiências reais vividas por estudantes e servidores, contribuímos para ampliar a compreensão sobre o papel transformador da internacionalização na formação de cidadãos globais, no estímulo à inovação pedagógica e na construção de redes de cooperação internacional”, conclui Lemos.
Diretoria de Comunicação do Conif