O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou nesta terça-feira (26/11) da abertura da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento tem como objetivo ampliar o reconhecimento social e a atratividade da educação profissional e tecnológica (EPT), promovendo integração, interação e intercâmbio de ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições de ensino.
O encontro é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e ocorre no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, até quinta-feira (28/11). “A Semana de EPT reafirma o compromisso do governo com a educação pública e inclusiva para o desenvolvimento do nosso país”, destacou Camilo Santana, ministro da Educação.
“Esta semana é uma oportunidade para mostrarmos os talentos dos nossos estudantes e o que está sendo feito dentro das instituições brasileiras no campo da tecnologia e inovação. Visitando os estandes, pude perceber a empolgação dos estudantes em participar da feira. Isso estimula os talentos dos nossos jovens”, completou Santana.
O evento reúne mais de 400 projetos de 56 instituições das redes estaduais, municipais, privadas e federais, abrangendo todas as regiões do Brasil. A programação inclui workshops, seminários, encontros, mesas-redondas, palestras e mostras de projetos. O tema desta edição é “Inovação, inclusão e sustentabilidade”.
O secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, destacou que o evento oferece uma análise da formação de jovens nas instituições públicas e privadas que oferecem educação profissional, especialmente com os projetos apresentados na feira. “Essa mostra evidência o trabalho da EPT no país e o impacto dela na formação das pessoas”, afirmou.
Em seu discurso de abertura, o presidente do Conif ressaltou a trajetória das instituições da Rede Federal, que em 2024 completam 115 anos. “A história da educação profissional se confunde com a história do nosso próprio povo: seus avanços, reviravoltas, dificuldades e conquistas. A EPT se consolida como uma grande política pública, essencial para o desenvolvimento nacional”, disse.
Elias também destacou o papel dos servidores da Rede Federal no fortalecimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e agradeceu aos estudantes pela dedicação e confiança nas instituições. “Somos herdeiros de uma tradição centenária de excelência e compromisso social, mas também somos os responsáveis pelo futuro da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, concluiu.
Durante a abertura, houve a obliteração do selo comemorativo dos 115 anos da Rede Federal, realizado pelos Correios, e a apresentação da Filarmônica da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta por estudantes e professores.
A mesa de abertura do evento contou ainda com a presença dos estudantes Felipe Antônio de Andrade, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul), e Stéfane Andrade, do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) de Rio das Contas (BA) , representando os expositores da feira. Participaram também o ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e o presidente dos Correios, Fabiano Silva.
Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
Foto: Marina Oliveira/Conif