A Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, na sigla em inglês) divulgou, na última sexta-feira (11/7), os resultados do estudo internacional sobre os sistemas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos países membros originais do grupo de cooperação multilateral: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O lançamento ocorreu em formato virtual, com a participação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O projeto, intitulado “Educação e Formação Profissional e seu Impacto no Desenvolvimento do Potencial dos Países do BRICS”, foi iniciado no final de 2024 sob a liderança da presidência pro tempore russa. O Conif contribuiu com dados sobre a Rede Federal brasileira e com estudos de caso relacionados aos temas definidos pela coordenação da pesquisa. O documento não está disponível em Português.
O evento contou com a presença de autoridades dos países-membros na área de EPT. Representando o Brasil, o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Cláudio Alex Jorge da Rocha, falou sobre a relevância da pesquisa conjunta para a cooperação entre os países do BRICS.
Durante a solenidade, foi anunciada a segunda etapa da pesquisa, que incluirá os cinco países que recentemente aderiram ao BRICS: Egito, Etiópia, Irã, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Esta nova fase prevê também a atualização dos dados referentes aos países participantes da etapa inicial.
Brasil assume novo ciclo
Com a presidência brasileira da BRICS-TCA em 2025, o Conif atuará em parceria com a Rússia na coordenação do novo ciclo da pesquisa. Enquanto os russos seguem responsáveis pela produção acadêmica e metodológica, caberá ao Conif a articulação institucional, incluindo a mobilização dos países participantes, a definição do cronograma e o alinhamento temático do programa.
Além da coordenação da pesquisa, o Conif organizará três eventos virtuais internacionais neste segundo semestre de 2025. Os webinários abordarão os temas: “Educação no campo e em áreas remotas”, “Inteligência artificial aplicada à EPT” e “Transição energética e energias verdes”. Os encontros serão realizados em inglês, com tradução simultânea para o português, e têm o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências e práticas inovadoras entre os países do BRICS.
De acordo com Oneida Irigon, coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, “essas ações devem fortalecer a cooperação internacional na área da educação profissional e tecnológica, promovendo soluções conjuntas para desafios globais que afetam a formação de jovens e trabalhadores em contextos diversos”.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Rafael Neddermeyer/BRICS Brasil/PR