O encerramento do segundo dia do VIII Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas 2025, no IF Sudeste MG - Campus Barbacena, foi marcado por uma palestra instigante sobre inovação, tecnologia e novos paradigmas para o ambiente construído. O evento, que começou na terça-feira (6) e segue até 7 de agosto, reúne especialistas e gestores de diversas instituições - especialmente Institutos Federais - para discutir os desafios e possibilidades para a Educação do Campo, a partir da gestão em rede.
A última atração desta terça-feira (6) trouxe ao palco o professor Luiz Pedro de Melo Cesar, diretor do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), integrado ao Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB). Com o tema "PISAC e pesquisa de inovação no ambiente construído: apoiando a construção de novos paradigmas", a palestra abordou a aplicação de metodologias inovadoras na reestruturação física de instituições públicas cujos prédios necessitam manutenção e reforma.
“Como professor da UnB, que é uma instituição federal, compartilhamos das mesmas dificuldades enfrentadas por outros institutos. Nossas estruturas muitas vezes são antigas, com mais de 50 anos, e já não atendem às demandas atuais. Faltam registros de reformas anteriores e até dos próprios projetos originais. Por isso, o primeiro passo é saber o que fazer — e quanto custa”, explicou Luiz Pedro.
Nesse contexto, o PISAC vem apoiando instituições federais no uso de metodologias modernas de diagnóstico e planejamento, como o BIM (Building Information Modeling) — um modelo integrado que reúne dados técnicos e facilita desde o planejamento até a execução de obras. A experiência está sendo aplicada no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, onde se realiza a etapa inicial do trabalho: o levantamento físico das estruturas.
“Estamos utilizando a metodologia Scan to BIM, que começa com o escaneamento a laser da edificação. Esse processo gera uma nuvem de pontos, a partir da qual se desenvolve um modelo BIM completo, com informações cruciais para a gestão do edifício”, explicou Leonardo Pirillo Inojosa, vice-diretor do PISAC. Segundo Inojosa, o uso do BIM permite decisões mais assertivas tanto para ações de manutenção e conservação quanto para projetos de requalificação e restauro — especialmente relevantes em edificações históricas, como as do Campus Barbacena.
Além de contribuir com projetos em andamento, o PISAC cumpre também uma missão de formação: por meio da capacitação de pesquisadores e técnicos de outras instituições, o centro ajuda a disseminar novas tecnologias e práticas inovadoras no setor da construção pública.
Sobre o evento
A oitava edição do Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas 2025 — é promovida pelo Fórum de Educação do Campo (Forcampo), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo IF Sudeste MG. Tem como objetivo central promover o debate sobre os desafios e oportunidades relacionados à temática, no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Fórum busca socializar experiências, formar membros e desenvolver diretrizes estratégicas para os Institutos Federais, além da construção de uma proposta política sólida para a Educação no Campo. A programação inclui debates sobre interiorização, democratização do acesso, infraestrutura e permanência estudantil, além da apresentação de relatos de experiências e vivências em diferentes regiões do país.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Raquel Blank/Coordenação-geral de Comunicação Social e Marketing - IF Sudeste MG
Foto: Bianca Alvin/Coordenação-geral de Comunicação Social e Marketing - IF Sudeste MG