No campus Divinópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a criação de brinquedos didáticos a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis descartados pela cadeia produtiva da moda tem chamado a atenção da comunidade local. No mês de setembro, a primeira versão do projeto foi apresentada em escolas e vem se consolidando.
Cerca de 40 alunos e professores do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, uma das escolas mais tradicionais do ensino privado de Divinópolis, estiveram, no último dia 20, no campus do CEFET-MG para conhecer o projeto. Além da oportunidade de brincar com os jogos, as crianças de cinco anos participaram de uma oficina e construíram suas próprias petecas usando resíduos têxteis, com a ajuda de bolsistas e professores.
Já no dia 28, o projeto foi apresentado na Escola Municipal São Geraldo, durante feira anual de ciência realizada pela rede municipal de ensino. Foi essa a escola piloto usada para a criação do projeto de jogos educativos e nela a equipe do CEFET-MG teve a oportunidade de testar os brinquedos durante o evento. Quase 300 crianças, de diferentes idades, participaram da oficina de petecas.
O projeto “Criação de jogos e brinquedos didáticos a partir do uso de materiais recicláveis” é coordenado pela professora Maria de Lourdes Couto Nogueira (Bu), com a coorientação das docentes Hemilly Brugnara e Arilda Drumond, e está na fase de teste dos protótipos. “Tivemos retornos muito positivos. As crianças ficaram encantadas, além dos jogos proporcionarem estímulos importantes para auxiliar, por exemplo, no aprendizado das operações matemáticas”, conta. “Foi muito interessante ver as crianças pequenas sendo instigadas a utilizar as duas mãos para fazer contas de adição, estimuladas pelos comandos dos jogos”, comemora. Bu explica que os testes durante a feira foram importantes para perceber que o mesmo jogo pode ser usado para diferentes séries, basta fazer pequenas adaptações para atender várias faixas etárias.
Segundo a professora, encerrada esta etapa, a ideia é trabalhar com outros públicos. O grupo de pesquisa já recebeu, inclusive, o convite da Escola Estadual Helena Antipoff, que atende pessoas com deficiência, para adaptar os jogos às necessidades das crianças e aplicá-los na instituição. Para o mês de outubro, estão programadas também duas palestras sobre o reaproveitamento dos resíduos têxteis, uma das delas integra a programação da Semana do Lixo Zero em Divinópolis, evento que acontece no fim do mês.
Jogos – O projeto “Criação de jogos e brinquedos didáticos a partir do uso de materiais recicláveis” está em andamento desde março deste ano. A proposta é criar jogos e brinquedos para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a partir de materiais recicláveis e dos resíduos têxteis obtidos no polo confeccionista de Divinópolis. O objetivo é aliar as atividades pedagógicas, por meio da construção do conhecimento de forma lúdica, à preservação do meio ambiente.
O uso dos jogos e brinquedos didáticos, além de motivador, proporciona aos alunos benefícios como fixação dos conceitos já aprendidos, introdução e desenvolvimento de temas de difícil compreensão, busca por estratégias de resolução de problemas e de tomada de decisão, construção do conhecimento pelo próprio aluno, socialização e trabalho em equipe, além da consciência do reaproveitamento de materiais.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)