Sobre o Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conif trabalha continuamente por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promove ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.

O Conif desenvolve estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

MISSÃO

Fortalecer as instituições da Rede Federal, por meio da sua articulação e representação política, em benefício da educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

VISÃO

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como articulador da educação profissional, científica e tecnológica inovadora e inclusiva. 

VALORES

União, gestão democrática, sustentabilidade, equidade, transparência, ética e solidariedade.

Estrutura Organizacional

Rosana Cavalcante

IFAC

Graduada em Engenharia Agronômica e especialista em Fruticultura Tropical pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Possui especialização em Engenharia Ambiental e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Docente do Instituto Federal do Acre (Ifac) desde 2010.

JAIME ALVES

IFAM

Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) há mais 20 anos, Jaime Cavalcante Alves é egresso da antiga Escola Agrotécnica do Amazonas. É mestre em Educação Agrícola e graduado em licenciatura plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Marialva Ramalho

IFAP

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2006 e 2007, lecionou no Instituto Federal do Pará (IFPA), quando passou a integrar a equipe de implantação do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Foi responsável pela implantação local de programas federais como o Mulheres Mil e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Cláudio Alex

 

IFPA

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (Unama); mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada, pela UFPA. 

Uberlando Tiburtino

IFRO

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba, (UFPB), mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ingressou no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) em 2004.

Nilra Jane

IFRR

Doutora em Educação em Ciência e Matemática (UFMT); mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Ulbra); licenciada e bacharel em Matemática (UFRR); professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Antônio da Luz

 

IFTO

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), tendo ingressado como servidor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em 2007. 

CARLOS GUEDES

IFAL

Mestre em Educação e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e graduado em Direito pela Centro Universitário de Maceió (Cesmac). Há 25 anos atua como docente no Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

LUZIA MATOS MOTA

IFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é licenciada em Física também pela UFBA. Desde 1994 é professora titular do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

AÉCIO JOSÉ

 

IF BAIANO

Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em Solos e Meio Ambiente pela Universidade de Lavras (UFLAMG), é graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2003, ingressou como professor na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do BonfimBA, atual IF Baiano.

WALLY MENEZES

 

IFCE

Graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é professor do IFCE desde 2010, já tendo coordenado cursos e projetos importantes como o Pronatec. O professor José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, do curso técnico de Telecomunicações. 

CARLOS CESAR

 

IFMA

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e graduação em Licenciatura Plena em Eletricidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA-1997). 

CÍCERO NICÁCIO

 

IFPB

Cursou licenciatura, mestrado e doutorado em Letras na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Literatura Brasileira, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, crônica, intertextualidade, negritude e literatura comparada. 

JOSÉ CARLOS

 

IFPE

O reitor José Carlos de Sá é mestre em Sistemas de Potência e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é egresso do Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Em 2010, José Carlos de Sá retornou à instituição como docente.

MARIA LEOPOLDINA

 

IF SERTÃO-PE

Possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) desde 2007. 

PAULO BORGUES

 

IFPI

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).

JOSÉ ARNÓBIO

 

IFRN

Professor de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com 32 anos de exercício de magistério, atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na educação básica, quanto na educação superior, em nível de graduação e de pós-graduação. Exerceu as suas atividades profissionais nos últimos 26 anos.

RUTH SALES

 

IFS

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

LUCIANA MIYOKO

IFB

Graduada em Engenheira Civil e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (USP). Em 2009 ingressou no Instituto Federal de Brasília (IFB) como docente.

ONEIDA CRISTINA

IFG

Oneida possui graduação em Pedagogia e é Doutoranda em Educação pela Universidade Santiago de Compostela/Espanha. Tem experiência na área de Gestão e de Educação, com ênfase em Didática e Organização do Trabalho Pedagógico. Foi Pró-Reitora de Ensino de 2017-2021 e professora concursada do IFG.

ELIAS DE PÁDUA

IF GOIANO

Elias de Pádua Ribeiro possui 25 anos de experiência em docência, doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2014), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e graduação em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício (1991). 

ELAINE CASSIANO

 

IFMS

Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Anhanguera – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Ingressou como docente no IFMS em 2012.

JÚLIO CESAR

 

IFMT

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGHis-UFMT- 2018), Mestre em História (PPGHis-UFMT-2012) e Especialista em Gestão Escolar (UFMT - 2010). É servidor do Instituto Federal de Mato Grosso desde 2010.

JADIR PELA

 

IFES

Possui Licenciatura Plena em Técnicas Industriais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Foi presidente do Conif em 2020. 

FLÁVIO ANTÔNIO

 

CEFET/MG

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche na Universidade de Edimburgo. 

KLÉBER GOLÇALVES

IFMG

Graduado em Letras, mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade com doutorado em Gestão Pública. Iniciou sua carreira como servidor público na Escola Agrotécnica de São João Evangelista (EAFSJE) em 1984. Em 1992, assumiu o cargo de docente na Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAFSalinas). Em 1993, retornou à EAFSJE, atual campus São João Evangelista do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

JOAQUINA APARECIDA

IFNMG

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Joaquina é Mestra e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2009, ingressou na Rede Federal de Ensino, no recém-criado Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). 

ANDRÉ DINIZ

 

IF SUDESTE-MG

André é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, tendo ingressado em 2006. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

MARCELO BREGAGNOLI

 

IF SUL DE MINAS

Iniciou a carreira como docente do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) em 1997. É técnico em Agropecuária e licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Fitotecnia pela mesma instituição. Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). 

DÉBORAH SANTESSo

IFTM

Doutora e mestre em Ciências dos Alimentos e graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 1999, ingressou como docente na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia – atual Campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). 

OSCAR HALAC

 

CP II

Professor de Química, é mestre em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação na modalidade Administração Escolar. ingressou na instituição em 1981.

MAURÍCIO MOTTA

 

CEFET/RJ

Concluiu o curso técnico em Mecânica e a graduação em Engenharia Industrial Mecânica no Cefet/RJ, onde é docente há 31 anos. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coppe/UFRJ. Ingressou no magistério do Cefet/RJ em 1990.

JEFFERSON MANHÃES

IFF

Formado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Informática e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua trajetória no IFF como docente, passando pela coordenação da área de informatização dos processos administrativos e acadêmicos.

RAFAEL BARRETO

 

IFRJ

Doutor em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (2008). É formado em técnico em Química (2001), graduado em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), tem licenciatura em Química (2009).

SILMÁRIO SANTOS

 

IFSP

Silmário Batista dos Santos é Professor Titular do IFSP, Engenheiro Eletricista, Licenciado em Ciências, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Administração. Em quase 30 anos no serviço público, além das atividades acadêmicas, acumulou experiência em gestão em cargos como Diretor de Infraestrutura e Expansão e Pró-reitor de Administração.

ODACIR ANTÔNIO

 

IFPR

Mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde 2009, lecionou nos campi Curitiba e Umuarama. 

JÚLIO XANDRO

 

IFRS

Pós-doutor em Biotecnologia, doutor em Biologia Celular e Molecular, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, e graduado em Química Industrial de Alimentos. Ingressou na Rede Federal em 2007 pela Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

NÍDIA HERINGE

 

IFFAR

Possui Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e também Mestrado em Letras pela PUCRS. Cursou a Graduação em Letras - Português Inglês e Respectivas Literaturas- na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

FLÁVIO LUÍS

 

IF SUL-RIO-GRANDENSE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Iniciou sua trajetória no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) em 1992, como docente. 

MAURÍCIO GARIBA

 

IFSC

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Inteligência Aplicada e Doutor em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC. Pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED).

SÔNIA REGINA

 

IFC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Mestre e doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Cumpriu doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), em Portugal.
Claudio Alex Jorge da Rocha
Presidente

Instituto Federal do Pará (IFPA)

Maria Leopoldina Veras Camelo
Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Luciana Miyoko Massukado
Vice-Presidente de Assuntos Administrativos

Instituto Federal de Brasília (IFB)

Deborah Santesso Bonnas
Vice-Presidente de Relações Institucionais

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Nome
Cargo

Instituição

Nídia Heringer
Vice-Presidente de Relações Parlamentares

Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

As Câmaras Temáticas, compostas por um coordenador e membros titulares, são grupos de trabalho encarregados de estudar, discutir e propor ações pertinentes aos campos temáticos que otimizem e unifiquem as políticas de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Assessoradas pelos Fóruns, estão divididas em oito áreas: Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Educação do Campo, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação, e Relações Internacionais.

Administração

Coordenador

Silmário Batista dos Santos

 

Membros

Elaine Cassiano, Mauricio Motta, Luciana Massukado, Uberlando Leite.

Desenvolvimento Institucional

Coordenador

Carlos César

 

Membros

Elias Monteiro, Carlos Guedes, Maria Celeste, Carlos César, Nídia Heringer.

Educação do Campo

Coordenador

Odacir Zanatta

 

Membros

Aécio Duarte, Sônia Fernandes, Rafael Almada, Jaime Cavalcante.

Ensino

Coordenador

Luzia Mota

 

Membros

José Arnóbio, Cícero Nicácio, Marialva Almeida, Nilra Jane, Maria Leopoldina Veras.

Extensão

Coordenador

Flávio Nunes

 

Membros

Júlio César, José Carlos, André Diniz.

Gestão de Pessoas

Coordenador

Joaquina Nobre

 

Membros

Antônio da Luz, Paulo Borges, Oscar Halac, Cláudio Alex.

Pesquisa e Inovação

Coordenador

Júlio Heck

 

Membros

Wally Menezes, Jadir Pela, Júlio Heck, Déborah Bonnas, Ruth Sales.

Relações Internacionais

Coordenador

Oneida Cristina

 

Membros

Rosana Cavalcante, Jefferson Manhães, Kléber Glória.

Os Fóruns são órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema.

Assessores de Relações Internacionais

Dirigentes de Ensino

Desenvolvimento Institucional

Educação do Campo

Gestão de Pessoas

Gestores de Tecnologia da Informação

Planejamento

Pró-Reitores de Extensão

Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Web Designer

Alexandre Bahia

Secretário Executivo

Cientista Político, experiência organizacional em Gestão e Finanças, Relações Institucionais e participação em missões e projetos Internacionais em Educação e Inovação. Atuação na área de Assessoria Política e Governamental em Educação, planejando e estruturando estratégias de atuação política nos poderes Executivo e Legislativo. Gerente financeiro do Projeto LAPASSION da Eramus+ União Europeia.

Daniel Cardoso

Assistente de Relações Públicas

daniel@conif.org.br

+55 61 3966-7233

 

Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

James Vilela

Secretário Administrativo

james@conif.org.br

+55 61 3966-7222

Tatiane Costa

Assistente Financeira

tatiane.costa@conif.org.br

+55 61 3966-7201

The Team

Assessorias

Marcus Fogaça

Assessor de Comunicação


comunicacao@conif.org.br

+55 61 3966-7230

Ana Carolina

Assessora de Relações Internacionais

 
João Paulo Rotelli

Coordenador de Relações Internacionais


internacional@conif.org.br

+55 61 3966-7240

Fernanda Torres

Assessora de Relações Institucionais e Governamentais


fernanda.torres@conif.org.br

+55 61 3966-7232