Quando se estudam as ciências naturais na escola, é comum ouvir dos alunos a queixa de que os conteúdos relacionados são "complicados" e "inúteis" para o dia a dia. Afinal, para que compreender a teoria gravitacional ou os conceitos da óptica? Diante de provocações assim, nada melhor do que estimular os estudantes a colocarem a mão na massa para constatar o quanto a vida gira em torno desses conceitos. Essa foi a proposta da Feira de Ciências que aconteceu no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto em 27 de setembro e movimentou toda a instituição.
Envolvendo as turmas do ensino técnico integrado, a Feira levou para o ginásio da escola experimentos diversos, através dos quais teorias do mundo da física e da astronomia foram demonstradas. Ficou bem mais fácil, por exemplo, aprender como se dá um lançamento oblíquo vendo uma bolinha de tênis ser arremessada de um aparelho construído pelos próprios estudantes.
A programação contou ainda com apresentações teatrais – escritas e encenadas pelos discentes – que abordavam conceitos da ciência. A turma da aluna Vitória Pereira, do 2º ano integrado em Edificações, ficou responsável pelo esquete "Era uma vez óptica", que relacionava um conto de fadas aos estudos do comportamento da luz. "De uma maneira geral, a Feira foi importante para os estudantes porque mostrou a todos como podemos enxergar a física com mais descontração e ao mesmo tempo aprender", destacou Vitória.
A professora de Física Ericarla Souza, que participou da organização do evento, ressaltou o protagonismo dos estudantes na construção da Feira, tanto na elaboração dos experimentos quanto na participação do teatro científico. "Um ponto muito interessante foi a participação ativa dos pais nesse processo, pois cheguei a receber ligação de alguns que estavam ajudando os filhos na confecção dos experimentos e me ligavam para tirar dúvidas", comentou entusiasmada. Ela concluiu dizendo que, ao fim do dia, uma das frases que mais ouviu foi: "olhando assim, a física não é tão difícil".
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Sergipe (IFS)