Ao longo de três dias, reitores e reitoras do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) participaram de atividades da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento foi encerrado na noite desta quinta-feira (1/8).
Representado pelo vice-presidente de Assuntos Acadêmicos e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck (titular), e pela coordenadora da Câmara de Relações Internacionais e reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon (suplente), o Conif participou da comissão organizadora da 5ª CNCTI.
“Este evento, ao reunir especialistas, pesquisadores, acadêmicos, profissionais da área e formuladores de políticas, oferece uma plataforma única para a discussão de temas cruciais, intercâmbio de ideias e formulação de estratégias que direcionarão o futuro da ciência e tecnologia no país. Em um mundo cada vez mais interconectado e dependente de avanços tecnológicos, é imperativo que o Brasil esteja na vanguarda do progresso, promovendo pesquisas inovadoras e incentivando o desenvolvimento tecnológico”, explica Oneida.
De 30 de julho a 1º de agosto, os participantes do evento puderam acompanhar palestras, workshops e mesas redondas. Para a reitora do IFG, foram momentos de muito aprendizado.
“As pessoas tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências e avanços, bem como desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para suas carreiras. Isso é especialmente importante para jovens pesquisadores e estudantes, que se beneficiarão do contato direto com especialistas e líderes do setor”, completou a reitora.
Em entrevista à equipe de Comunicação do Conif, Júlio relembra que os trabalhos da Conferência ficaram paralisados durante dez anos.
“Em primeiro lugar, é importante destacar que essa 5ª CNCTI é um marco importante na história da Ciência brasileira, porque fazia 14 anos que a gente não tinha a Conferência. E isso é muito ruim, porque impede a discussão, impede o progresso, impede que haja alinhamento de novos rumos. Então é preciso ressaltar o fato de a Conferência ter voltado. É um intervalo muito longo entre a quarta e a quinta edição. E a volta dela é algo que a gente tem que comemorar”.
O vice-presidente do Conif também resgatou da memória a participação da Rede Federal na última edição da Conferência.
“Entre a quarta e essa, evidentemente, o protagonismo da Rede Federal foi absolutamente diferente. Na quarta edição, a nossa participação foi muito pequena, e agora tivemos um protagonismo muito legal. Participamos da comissão organizadora, temas nossos foram também discutidos em mesa que aconteceram durante o evento. Desta vez, a Rede Federal também participou com grande número de servidores, professores, pró-reitores e reitores, e isso é algo que nos dá uma alegria muito grande. Saio muito otimista, com esperanças renovadas de que a gente possa ter, a partir de agora, questões mais afetas à Rede Federal”, destaca Júlio.
Presidente do Conif participa de mesa
No último dia de encontro, o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro, participou como painelista da mesa “Educação Superior e os Sistemas Territoriais de Inovação”.
“Tivemos a oportunidade de representar o Conif na 5ª CNCTI. Tivemos a oportunidade de participar da mesa ‘A Educação Superior e os Sistemas Territoriais de Inovação’. A oportunidade também de mostrar alguns números da Rede Federal, que até impactaram aqui os presentes. E, principalmente, de mostrar que, para a Rede Federal, na Educação Profissional, a inovação é vista como algo sistêmico, que permeia o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, explica o presidente do Conif.
Na ocasião, além de Elias, estiveram presentes na mesa Sandra Goulart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Curi, do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Odilon Máximo de Morais, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A mesa foi coordenada por Ana Cristina Fernandes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
5ª CNCTI
A Conferência está sendo organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desde o início do ano tem incentivado grupos de pessoas a se reunirem para analisar programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidos entre os anos de 2016 e 2023.
Além da presidência do Conif, estiveram presentes Oneida Cristina Irigon; Elaine Cassiano, coordenadora de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); e Veruska Machado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento também reuniu autoridades do governo federal, parlamentares e pessoas interessadas na pauta.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif