O ano de 2024 foi marcado por desafios, mas também por conquistas para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), especialmente por meio da Diretoria de Relações Internacionais (Dirinter). Neste período, o Conselho se destacou pelas interlocuções com países africanos e latino-americanos, consolidando a Rede Federal como um parceiro estratégico e relevante nas relações do Sul Global.
Como parte da “Retrospectiva Conif”, uma série de matérias especiais sobre os trabalhos realizados pelas diretorias do Conselho, foram escolhidos os principais marcos da Dirinter ao longo deste ano. Então, convidamos você para mergulhar e reviver cada um dos acontecimentos. Vamos com a gente?
1 - I-Hubs
A UNESCO-UNEVOC está implementando um projeto de cooperação técnica internacional que visa a aprimorar a capacidade das instituições de Educação Profissional Técnica (EPT), no que respeita à integração da temática da inovação ao planejamento estratégico das organizações e à promoção da inovação nos respectivos ecossistemas. Com essa finalidade, foi estruturado o Skills for Innovation Hubs (I-Hubs).
O Conif foi escolhido para implementar o projeto no âmbito da Rede Federal. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com apoio da Diretoria de Relações Internacionais do Conif e envolve outras cinco instituições da Rede – Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que foram selecionadas por meio de edital.
Em março deste ano, o IFF deu o ponta pé inicial na primeira fase do projeto, focada no Planejamento e Preparação das instituições selecionadas. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Ifac, IFB, Ifes, IFMA e IFSC.
2 - PALOP
Em julho deste ano, foi a vez de o Conif abrir as portas para receber representantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O inédito encontro teve como objetivo apresentar a metodologia I-Hubs, já mencionada aqui no especial, e debater os meios para implementar o projeto “Marco de Inovação TVET: promovendo excelência” nos países africanos.
Entre os dias 8 e 12 de julho, os representantes dos países participaram de uma extensa agenda, o que incluía visitas técnicas a campi dos Institutos Federais de Brasília (IFB), de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano). A delegação estava composta por gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
3 - Formação de moçambicanos
Entre os dias 22 e 23 de novembro, 75 formadores moçambicanos desembarcaram no Brasil para participar da etapa presencial da 3ª Edição da Formação de Formadores Moçambicanos no eixo agrícola. O objetivo do curso é capacitar os docentes como multiplicadores de conhecimentos técnicos e práticas agrícolas, potencializando o desenvolvimento educacional e socioeconômico de Moçambique, com foco em uma agricultura sustentável e adaptada ao contexto local.
O curso faz parte da Ação Simplificada para o Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (BRAMOTEC). A iniciativa é implementada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Conif e a Secretaria de Ensino Técnico-Profissional de Moçambique (SEETP), e visa a formação de formadores do país africano. A abertura desta edição do curso ocorreu no dia 4 de novembro, em formato virtual.
4 - Simpósio CRES+5
Ainda em março, o presidente do Conif, Elias Monteiro, participou do simpósio “Educação superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe”, na Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). Ao público presente, Monteiro explicou sobre o funcionamento da Rede Federal e destacou dados relevantes.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a CRES esteve dividida em 12 eixos temáticos e fez uma análise das conquistas da Educação Superior. Além disso, foram estabelecidas as prioridades para a próxima Conferência, em 2028. O encontro reuniu reitores, diretores, acadêmicos, estudantes, representantes da área da Educação e de organizações governamentais e não governamentais.
5 - Discentes no Timor Leste
Entre os dias 5 de agosto e 15 de dezembro deste ano, um grupo de doze docentes da Rede Federal estiveram em Díli, capital de Timor-Leste, para atuar no programa de formação de 133 professores do ensino secundário/técnico vocacional do país asiático. Eles realizaram atividades nos eixos de Contabilidade, Comércio, Secretariado, Tecnologia da Informação, Produção Agrária e Construção Civil.
Os professores foram selecionados por meio de um edital organizado pelo Conif e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover a cooperação e o desenvolvimento social e econômico, contribuindo para o intercâmbio acadêmico, pedagógico e científico entre os dois países.
Os docentes selecionados são servidores dos Institutos Federais do Amazonas (Ifam), de Rondônia (IFRO), do Rio Grande do Norte (IFRN), de Pernambuco (IFPE), do Paraná (IFPR), de São Paulo (IFSP), do Triângulo Mineiro (IFTM) e Fluminense (IFF).
Diretoria de Comunicação do Conif
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