Com apoio do Conif, Rede Federal realiza competição de jogos eletrônicos

Estudantes de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram, de 22 a 25 de agosto, da segunda edição nacional dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais – EJIF Games 2022. Os Institutos Federais de Alagoas (Ifal), Fluminense (IFF), do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Rio de Janeiro (IFRJ) foram os grandes campeões da competição, que foi realizada virtual.


Os competidores classificados na fase interna das instituições disputaram medalhas nos jogos de Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena, que premiaram os estudantes do IFF, IFNMG e IFAL (xadrez feminino) e IFRJ (xadrez masculino), respectivamente. A iniciativa surgiu com o intuito de manter, durante a pandemia, atividades de desporto realizadas por meio dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em suas modalidades tradicionais.


“Os jogos virtuais são mecanismos de sucesso que ajudam a amenizar os impactos da pandemia que ainda estamos enfrentando. É uma atividade importante para a saúde mental dos nossos estudantes e servidores, pois fala a linguagem dos jovens”, destacou o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Zanatta. “Essa é mais uma vertente de formação integral dos alunos, por interagir com as artes e a cultura com uma formação humanista”, completou.


Conforme o regulamento geral do torneio, o objetivo do e-JIF é promover a integração entre estudantes através de uma atividade esportiva que permita a competição em grupos, mesmo que distantes geograficamente. “Os jogos estão consolidados na Rede Federal, além de ser um momento pedagógico que ajuda na formação integral dos alunos”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal – COJIF, Iúri Ribeiro.


Ao todo, o e-JIF 2022 reuniu 25 equipes para competir no Free Fire, 27 equipes na League of Legends e 186 jogadores de Xadrez Arena de todas as unidades da federação. “O e-JIF é eletrônico, mas ainda assim é um esporte, e essa competição foi inteiramente pensada para nossos estudantes”, ponderou Vera Azambuja, Presidente da Comissão Central Organizadora do evento.


Acesse o resultado final do e-JIF está disponível.


Saiba mais sobre cada modalidade


League of Legends - O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico on-line gratuito, do gênero área de batalha multijogador (MOBA). Cada equipe é composta por cinco jogadores, que lutam contra o time adversário. O objetivo de cada equipe é destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas.


Free Fire – Jogo eletrônico de ação-aventura do gênero battle royale, um combate envolvendo três ou mais lutadores até que somente um/equipe se mantenha(m) em pé. Os jogadores caem de paraquedas em uma ilha em busca de armas e equipamentos a fim de derrotar os outros jogadores. Eles pegam armas e suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha. Cada equipe deve ser composta por quatro estudantes-atletas titulares e um reserva, sendo todos os integrantes do campus. Não há distinção de gênero para composição das equipes.


Xadrez - o tradicional xadrez utilizará a plataforma Lichess. Os jogadores podem registrar uma conta no site para jogar jogos classificados. Todos seus serviços estão disponíveis gratuitamente, pois o site é financiado por meio de doações.


Assessoria de Comunicação do Conif












Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba