O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta quarta-feira (7/1) uma chamada pública (Edital CONIF/DIRINTER Nº 01/2026) para selecionar um estudante de ensino médio da Rede Federal de EPCT para receber bolsa de estudo de graduação oferecida pela Universidade de Jaén. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha.
Os interessados deverão se inscrever exclusivamente por meio de formulário eletrônico até dia 8 de fevereiro de 2026, às 23h59 (horário de Brasília). É obrigatório que os candidatos concluam a sua formação entre 1º de julho de 2024 e 31 de junho de 2026 em uma das instituições da Rede Federal vinculadas ao Conif.
As bolsas incluem, entre outros benefícios, uma ajuda de custo anual no valor de 2.390,00 euros e uma cobertura integral dos custos de matrícula dos créditos exigidos para as formações.
Entre os pré-requisitos para a inscrição estão: ser maior de idade (ou completar 18 anos até 1º de maio de 2026) e possuir nível B1 ou superior de proficiência em espanhol, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os selecionados para o intercâmbio serão conhecidos, oficialmente, até o dia 13 de fevereiro de 2026. O resultado será publicado no site do Conif (www.conif.org.br/editais).
Universidade de Jaén
A Universidad de Jaén é uma instituição pública espanhola de ensino superior, localizada na cidade de Jaén, na Andaluzia. Fundada em 1993, a universidade combina a formação integral de uma cidadania profissional e crítica, adaptada às necessidades de uma sociedade em constante mudança, por meio da geração, do desenvolvimento e da transmissão de ciência, tecnologia e cultura.
Acesse aqui o edital.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Divulgação
