A presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu a primeira reunião do recém-criado Fórum de Políticas Estudantis (FPE). O encontro, que ocorreu durante a programação da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), marcou a instalação oficial do fórum, que será um espaço estratégico para a formulação e o acompanhamento de políticas voltadas aos estudantes da Rede Federal.
Em sua fala inicial, o presidente do Conselho, Elias Monteiro, apresentou a estrutura organizacional do colegiado, esclarecendo o funcionamento e o papel dos fóruns de assessoramento, que devem propor melhorias e acompanhar a execução das políticas estudantis nas instituições da Rede Federal. Ele destacou a importância da nova instância para a construção de políticas públicas inclusivas.
“A criação do Fórum é uma iniciativa essencial para garantir a inclusão e a transversalidade das políticas educacionais. Vocês são os especialistas e terão liberdade para trabalhar. O Conif provoca os fóruns, e os fóruns provocam o Conif”, afirmou Elias. “Estamos felizes em receber essas demandas e abertos a colaborar para construir juntos as soluções necessárias”, completou.
A reunião inaugural contou também com a participação dos conselheiros Maurício Gariba (IFSC), Victor Saraiva (IFF), Veruska Machado (IFB), Luzia Mota (IFBA), Romaro Silva (Ifap) e Rudnei Kock (IFC), que compõem a Câmara de Políticas Estudantis, responsável por acompanhar as ações debatidas no fórum.
“A criação desse novo fórum e da nova câmara é parte de um processo e de um longo debate que passou pela aprovação do novo regimento do Conif – aprovado em agosto de 2024 –, um documento dinâmico e alinhado com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, pontuou o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Júlio Heck.
Escolha da Coordenação
Na parte da tarde, os membros do fórum elegeram sua coordenação, que será responsável pelo diálogo direto com a Câmara Temática e pelos encaminhamentos das demandas estudantis. A coordenação do fórum será composta por representantes de todas as regiões do Brasil, garantindo que as especificidades regionais e as necessidades locais sejam consideradas no desenvolvimento das políticas.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif