Conif lança edital de programa de mobilidade para alunos espanhóis

Estão abertas as inscrições para a chamada pública de adesão ao Programa de Mobilidade dos Assistentes de Espanhol no Brasil. O edital irá selecionar cinco instituições da Rede Federal para o programa, que consiste no recebimento de estudantes de graduação ou pós-graduação do país parceiro. Eles deverão realizar atividades de cunho pedagógico, cultural, linguístico e de cooperação internacional, aos moldes da bem-sucedida ação desenvolvida em parceria com a França.
 
As instituições interessadas deverão submeter sua inscrição exclusivamente por meio do formulário eletrônico até o dia 3 de julho de 2022. A iniciativa é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. A edição de 2023 será desenvolvida de 15 de março a 30 de novembro de 2023. 
 
De acordo com as regras estabelecidas no edital CONIF/AI nº 10, de 3 de junho de 2022, a seleção será realizada em duas etapas: análise documental e sorteio eletrônico. A lista com o resultado final do sorteio será divulgada no site oficial do Conif até 8 de julho de 2022, conforme cronograma abaixo.


CRONOGRAMA DA CHAMADA


 ATIVIDADES  Data alternativa (considerando que os assistentes só virão em 2023, entendemos que o calendário abaixo seja mais viável)
 Lançamento do edital  3 de junho de 2022
 Prazo final para inscrição  3 de julho de 2022
 Divulgação da lista de homologação  5 de julho de 2022
 Prazo para interposição de recursos  até 48 horas após a divulgação da lista de homologação
 Divulgação do resultado final  Até 8 de julho de 2022
 Prazo para envio da proposta de plano de trabalho  Até 4 de agosto de 2022
 Confirmação do assistente de espanhol  Setembro de 2022
 Previsão de início das atividades   15 de março de 2023


O coordenador de Relações Internacionais do Conselho, João Paulo Rotelli, lembra aos gestores interessados em candidatar suas instituições, que os calendários poderão ser ajustados, pontualmente, conforme a necessidade das instituições. “Essas alterações devem impactar o mínimo possível o cronograma previsto no edital, além de estar condicionados à negociação com a Embaixada espanhola”, pontua.


As instituições selecionadas deverão, obrigatoriamente, apresentar plano de trabalho à Assessoria Internacional do Conif no prazo de 20 dias após a divulgação do resultado final. O edital está disponível no link e, caso ainda tenha dúvidas após a leitura atenta, elas podem ser sanadas pelo e-mail internacional@conif.org.br. 
 
Acesse o Edital CONIF/AI nº 10, de 3 de junho de 2022.
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/YcyXxphaEHnLQE4MA
 
Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba