Conif recebeu a visita de representantes do governo do Timor-Leste

Uma delegação da Embaixada,  do Ministério da Educação e do  Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação do Timor Leste esteve na manhã desta terça-feira (9/1) na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília. O grupo foi recepcionado pela vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Oneida Irigon, e pela reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado.


A missão, liderada pelo Secretário de Estado do Ensino Secundário Geral e Ensino Secundário Técnico Vocacional e vice-ministro, Domingos Lopes Lemos, tem como objetivo restabelecer a Cooperação Bilateral entre ambos os países, visando a implementação de um projeto no âmbito da Formação Profissional Continuada de Professores.


Do lado brasileiro, a parceria está sendo liderada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do próprio Conif.

A proposta é que docentes brasileiros sejam enviados ao país asiático para auxiliar na formação de professores timorenses nos eixos: Contabilidade, Comércio, Secretariado, Carpintaria e Marcenaria, Gestão de Equipamentos Informáticos, Multimídia, Produção Agrária e Construção Civil. Os termos para a seleção dos docentes ainda serão negociados, assim como as contrapartidas financeirase o plano de operacionalização.


A participação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na parceria tem sido negociada junto à Diretoria de Relações Internacionais e à presidência do Conif com o MEC. "Há muitas ideias inovadoras dentro da nossa Rede, que podem ser expandidas para outros países", disse Veruska aos presentes.


Durante a visita, a comitiva do Timor-Leste foi apresentada aos números da Rede Federal, além de suas capilaridades e diferenciações em relação a outros modelos educacionais espalhados pelo mundo. "Nossas instituições estão à disposição para contribuir com as parcerias, como já temos feito com outros países", afirmou Oneida Irigon.


A comitiva timorense permanecerá no Brasil até o final da semana e ainda cumprirá uma série de agendas na capital do país. Entre as atividades previstas, há uma visita guiada ao campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB).


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba