Na tarde desta terça-feira (22/10), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu em seu estande, na feira da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), uma delegação formada por representantes de institutos politécnicos portugueses.
Na ocasião, estiveram presentes Ana Paula Vale e Elsa Coelho, ambas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; João Paulo Rodrigues da Silva Samartinho, do Instituto Politécnico de Santarém; e Carlos Ramos Goretti Marreiros, do Instituto Politécnico do Porto. A visita foi acompanhada pela presidência e Diretoria de Relações Internacionais do Conif.
A delegação desembarcou em Caldas Novas (GO) com o objetivo de participar desta edição da Reditec e, ao mesmo tempo, consolidar novas oportunidades de cooperação com instituições da Rede Federal.
“Historicamente, o Conif e a Rede Federal têm uma relação excelente de parceria com Portugal. Evidentemente, a questão histórica e a língua nos aproxima. Desde o início da criação dos institutos, em 2008 e 2009 ainda, já se estabeleceu uma relação muito forte entre a nossa Rede Federal e os institutos politécnicos de Portugal”, explica o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Heck.
Delegação
Para Ana Vale, participar deste momento é uma oportunidade para fortalecer parcerias com instituições do Brasil.
“Para mim, essa é uma experiência incrível e de uma importância enorme. Eu já tenho um grande conhecimento da Rede Federal, tenho muitas parcerias, do norte ao sul do país, já com projetos concretos muito interessantes, projetos de pesquisa e mobilidades. Portanto, estar aqui hoje significa fazer novas parcerias, rever amigos e abrir novas perspectivas em termos de internacionalização”, afirma Ana.
Já Carlos Ramos destacou a admiração que tem pela coletividade das instituições da Rede Federal.
“Temos uma colaboração muito forte com as instituições do Brasil. E o que nos agrada, sobretudo, é a rede de vocês [Rede Federal] ser extremamente unida. Sentimos que não estamos dialogando com o instituto federal ‘A’ ou ‘B’. Estamos alcançando toda a Rede Federal. E, para nós, é muito importante”.
João Paulo Rodrigues, também entrevistado pela equipe de Comunicação do Conif, também frisou as possibilidades futuras de cooperação com a Rede Federal.
“Esse é realmente um momento marcante para qualquer instituto politécnico português, porque estamos fortalecendo os laços de cooperação e relacionamento com os institutos federais, com o Conif também. Surgiu essa oportunidade de estar aqui, na Reditec, e estamos trabalhando nesse sentido”.
O representante do Instituto Politécnico de Santarém lembrou, ainda, da ida recente de docentes e estudantes a Portugal.
“Recebemos um grupo de professores, estudantes e reitor do Instituto Federal do Espírito Santo [Ifes]. Além disso, estiveram, recentemente, em nosso instituto pessoas do Instituto Federal do Paraná [IFPR], do Instituto Federal do Rio de Janeiro [IFRJ] e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte [IFRN]. Em cada visita dessa, surgem novas demandas e oportunidades”, finaliza.
Histórico de parceria
O Conif mantém uma relação estratégica com instituições de ensino em Portugal, fortalecendo a cooperação no campo da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por meio de acordos e parcerias, o Conif promove o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre a Rede Federal e as instituições portuguesas. Além disso, amplia o diálogo para oferta de cursos de dupla titulação.
Um dos destaques dessa parceria foi a realização do I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, realizado em Bragança, Portugal, em 2022. O encontro resultou na Declaração de Bragança.
Atualmente, o país lusitano é o principal destino das ações de mobilidade e intercâmbio para estudantes e servidores da Rede Federal.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif