O Plenário do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) voltou a se reunir, nesta semana, em sua 139ª Reunião Ordinária. Na programação desta terça-feira (05/11), os dirigentes se debruçaram sobre a construção da 49ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e iniciaram um trabalho de prestação de contas e planejamento das atividades das câmaras e fóruns que assessoram o pleno do colegiado.
Essa atividade de planejamento será retomada na próxima reunião do Conif, em dezembro. A proposta, segundo detalhou o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Júlio Heck, é que os conselheiros possam "se apropriar das pautas que estão sendo lideradas por esses grupos". Atualmente, o Conif dispõe de onze câmaras, assessoradas pela mesma quantidade de fóruns, que tem como principal prerrogativa atuar em ações sistêmicas vinculadas aos seus temas.
A próxima edição da Reditec também entrou na pauta da reunião de novembro. A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, detalhou aos conselheiros o planejamento da instituição para receber a Reditec 2025. O evento ocorrerá no município de Bonito, Mato Grosso do Sul.
“A sustentabilidade e o meio ambiente estão em destaque nos debates globais, e a questão da interiorização é fundamental para nossas instituições. Por isso, é significativo discutir sobre a Rede no coração do Pantanal, um ambiente resiliente,” destacou a reitora, que frisou o apoio ao projeto pelos servidores do IFMS e pelo governo do estado.
Ainda no âmbito da Reditec, o Pleno se debruçou em uma avaliação sobre a edição de 2024, realizada em Caldas Novas (GO) e que teve o Instituto Federal de Goiás (IFG) como anfitrião. Em dezembro, a organização da edição de 2024 pretende encaminhar à presidência do Conif um relatório sobre as atividades organizadas durante o evento. “A partir desse documento, que é político, vamos criar uma memória da edição, para que seja parte de um acervo que contribui com as edições futuras da Reditec”, disse Oneida Irigon, reitora do IFG.
Como encaminhamento da pauta, o Pleno do Conif criou um Grupo de Trabalho (GT) para pensar novos processos para aperfeiçoar as próximas edições da Reditec. O grupo será formado pelos reitores Marcelo Ponciano, Maurício Gariba e Rafael Almada, dos Institutos Federais do Triângulo Mineiro (IFTM), de Santa Catarina (IFSC) e do Rio de Janeiro (IFRJ), respectivamente, além da anfitriã da próxima edição, Elaine Cassiano do IFMS.
Amanhã (6/11), o Plenário do Conif pautará a aprovação das regras eleitorais para a escolha da presidência do Conselho em 2025. Além disso, os gestores irão receber o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli. Na quinta-feira (11/07), último dia da reunião, os reitores vão participar do seminário "Risco Político e Desafios Orçamentários na Rede Federal", com o cientista político e CEO da DHARMA Risco Político e Estratégia, Creomar de Souza. A 139ª Reunião Ordinária do Conif ocorre em Brasília, na sede do colegiado.
21ª SNCT
Como parte da programação da reunião do Conif, os dirigentes da Rede Federal participarão da abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). Este ano, o evento tem como tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Social". A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT oferecerá visitas guiadas gratuitas, integrando suas ações à programação, que também contará com atividades nos auditórios e no anexo do Museu Nacional.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista