Comenda Lula: Conif homenageia ex-dirigentes da Rede Federal e ministro da Educação

Na noite da abertura da 49ª Reunião dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), no dia 2 de setembro, a emoção tomou conta do evento com a entrega da Comenda Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – honraria instituída pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 15 de setembro de 2010, em reconhecimento à criação da Rede Federal durante o governo deste presidente.


Desta vez, foram homenageados os ex-reitores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), André Diniz; do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior; do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes; e o ministro da Educação, Camilo Santana – que foi representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli.


Na ocasião, a atual presidente do Conif, Ana Paula Giraux, a vice-presidente de Administração do Conselho e reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, e o secretário Bregagnoli fizeram a entrega das medalhas.


Agradecimentos


Abrindo os votos de agradecimento, o ex-reitor do IF Sudeste MG recitou um poema de Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, e relacionou o texto aos Institutos Federais, Colégio Pedro II e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

“As instituições da Rede Federal foram criadas justamente para enfrentar um projeto histórico que sempre divide os sujeitos, entre aqueles que executam e aqueles que pensam. A nossa lei de criação apontou para um caminho contra-hegemônico, capaz de integrar saberes, superar dicotomias e formar seres humanos completos, comunidades empoderadas e emancipadas”.


“E nessa caminhada celebramos tantas estratégias que confluem vidas, respeitam os saberes, acolhem diversas experiências e aprendem com elas, com todos, os rios que encontram na Escola Pública Federal um caminho para seguir”, completou.


Logo em seguida, o ex-reitor do IFSul-rio-grandense, Flávio Nunes, lembrou sobre alguns momentos desafiadores ao longo de sua gestão.

“Passa um filme na mente da gente, depois de oito anos como gestor, enfrentando tantas coisas boas, mas também muitas dificuldades e desafios. Valeu a pena cada minuto desses oito anos como reitor do IFSul. O que sempre me motivou e me dava vontade de seguir em frente, era a nossa grande missão como Institutos Federais, que é poder oferecer uma Educação Profissional e Tecnológica de qualidade, diferenciada e que possibilite a transformação de vidas”.


“E eu espero, para vocês, gestores, conseguirem caminhar. Sempre que vier o desânimo, aquela fraqueza, sempre que vier a ansiedade, pensem que a nossa nobre missão de oferecer essa Educação que transforma vidas. É isso que tem que nos levar à frente”, vibrou Flávio.


Por fim, o ex-reitor do IFSC, Maurício Gariba, recordou conquistas e ressaltou a relevância da realização da Reditec.


“Ao receber esta medalha, não posso deixar de recordar de cada conquista da minha caminhada, que cada conquista da minha caminhada esteve sempre ligada ao trabalho em equipe, ao compromisso de colegas, estudantes, gestores e comunidades. Esta homenagem, portanto, pertence também a todos vocês que dia após dia constrói a Rede Federal com dedicação, coragem e esperança”.

“A Reditec sempre foi um espaço privilegiado de reflexão, de planejamento e de renovação de propósitos. E aqui, neste encontro em Bonito, em Mato Grosso do Sul, que reafirmamos a nossa missão: formar cidadãos críticos, éticos, solidários e preparados para transformar a realidade em que vivemos. Vivemos tempos desafiadores em que a educação pública precisa ser defendida com firmeza. Por isso, esta medalha não é um ponto de chegada, mas é uma chamada à responsabilidade. É um lembrete de que devemos continuar a lutar para que cada jovem brasileiro e brasileira”, finalizou.


Solenidade de abertura


A abertura da 49ª Reditec foi realizada no Centro de Convenções do município de Bonito, em Mato Grosso do Sul (MS). O evento, que tem como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, receberá, ao longo de quatro dias, um pouco mais de mil pessoas – reitores e servidores da Rede Federal, expositores, entre outras pessoas relacionadas à área da Educação.


Na mesa diretiva da abertura desta edição da Reditec estiveram presentes a reitora anfitriã da Reditec 2025, Elaine Cassiano; a presidente do Conif, Ana Paula Giraux; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; a estudante do campus Jardim, do IFMS, Ariane Alem Acosta; e Zilmar Rodrigues de Souza, primeiro vice-presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades (Condetuf).

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba