Expertises dos Institutos Federais serão replicadas em Moçambique com apoio do Conif

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) irá coordenar um projeto para difundir novas tecnologias e formar quadros qualificados para o setor algodoeiro de Moçambique. A iniciativa terá o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e Catarinense (IFC) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), pelo lado brasileiro, como parceiros.


O projeto “Caminhos do Algodão”, que será implementado em Moçambique foi assinado no dia 16 de fevereiro, durante a 119ª Reunião Ordinária do Conif, em Brasília. “Esse projeto será um marco histórico para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Temos muito orgulho de poder compartilhar nossas experiências exitosas”, comentou a presidente do Conselho, Leopoldina Veras, durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação.

A iniciativa, construída de forma conjunta entre instituições brasileiras e moçambicanas,  se propõe a levar ao país africano expertises brasileiras que deram certo na Rede Federal. Além das tecnologias, o Brasil também irá coordenar o novo centro e replicar parte da estrutura de gestão dos Institutos Federais no país africano. A ação contará com a liderança do servidor do IFC, Francisco José Montório Sobral.


“Esse projeto tem o papel de integrar os esforços do Brasil para o desenvolvimento do setor algodoeiro moçambicano, e estimular a organização da cadeia de valor do algodão em Moçambique, aliado efetivamente à formação profissional, científica e tecnológica de mão-de-obra para o avanço desse setor”, disse o Diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira.


O projeto, que também foi assinado pelos reitores Cleber Ávila Barbosa do IFSULDEMINAS e João Chrysostomo Resende Junior da UFLA, ratifica o compromisso da Rede Federal com a cooperação Sul-Sul e representa um avanço do ponto de vista da implementação de projetos internacionais estruturantes. “Essa combinação entre pares e parceiros fortalece a presença da Rede Federal no cenário internacional. É uma grande iniciativa”, afirmou Barbosa.


Além das instituições brasileiras, também fazem parte do projeto os institutos moçambicanos do Algodão e Oleaginosas, de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo e o de Investigação Agrária.


Outras Parcerias


Desde 2016, o Conselho tem atuado com vistas à ampliação das parcerias com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na perspectiva da promoção da cooperação horizontal. A relação com a Rede Federal ganhou força em 2017, quando a parceria deu início ao Programa de Formação de Formadores Moçambicanos. Desde então, três turmas de professores do país do sul da África vieram ao Brasil para atualizações nas áreas de Design de Interiores/Movelaria, Ciências Agrárias e Mecanização Agrícola. Durante essas ações, o Conif tem defendido uma participação em Rede nos projetos, o que já viabilizou o envolvimento de 15 instituições.


ABC – a agência foi criada em 1987 e é a unidade do Ministério das Relações Exteriores (MRE) responsável por planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar a cooperação técnica do exterior para o Brasil e do Brasil para o exterior. A ABC também é responsável pela cooperação humanitária brasileira a partir de demandas recebidas de governos estrangeiros por canais bilaterais ou via organismos.


As instituições da Rede Federal já atuaram em 17 projetos liderados pela Agência desde 2009. Cabo Verde, Benin, Timor Leste, Uruguai, México, Togo, Honduras e República Dominicana e Camarões estão entre as nações que já foram beneficiadas por alguma dessas ações.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba