FDE encerra encontros presenciais com debates sobre avaliação da EPT e Sisu 2026

O Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou, entre os dias 6 e 7 de outubro, o último encontro presencial do Fórum neste ano. O projeto-piloto de avaliação da EPT e o novo cronograma do Sisu para 2026 foram algumas das pautas da reunião.


Ricardo Magalhães Dias Cardozo, diretor de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi um dos convidados do encontro. Na ocasião, apresentou o andamento do projeto-piloto de avaliação da EPT, previsto na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.


“Os Institutos Federais podem se articular com as redes estaduais, por exemplo, para estabelecer um modelo único de avaliação dentro do estado. Onde essa parceria for mais difícil, ou não houver tanta proximidade entre o instituto e a rede estadual, o instituto poderá, dentro de sua autonomia, propor sua própria forma de avaliação”, explica Alysson Barreto, coordenador do Fórum e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Em ambos os casos, o Inep será responsável por validar os instrumentos de avaliação.


Sisu 2026


A coordenadora-geral de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Érika Mayumi Kasai Yamada, também se reuniu com o FDE. Érika apresentou as principais novidades do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 e o respectivo cronograma de execução, que seguirá a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — as provas estão previstas para novembro deste ano.


O Fórum também recebeu Pierry Teza, coordenador-geral de Projetos e Supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC. Em diálogo com os integrantes do FDE, Teza abordou o processo de elaboração das novas diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica, em consonância com a Política Nacional da EPT.


O encontro do FDE ocorreu paralelamente à programação da 5ª Semana de EPT, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); ao Festival Curicaca, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); e ao Conecta IF, do Instituto Federal de Brasília (IFB).


Nova coordenação


Durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025), em setembro deste ano, foi realizada a eleição da nova coordenação do FDE, que atualmente está em processo de transição. A nova equipe deverá assumir suas funções juntamente com a nova presidência do Conif.


A coordenação passará a ser assumida pelo professor Maron Gomes, do Instituto federal do Maranhão (IFMA); e a vice-coordenação ficará a cargo de Aline Cavalcante Ferreira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Já Patrícia Metz Donicht, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar); Rosa Amélia Pereira, do Instituto Federal de Brasília (IFB); e Luiz Carlos Dias Rocha, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) atuarão como secretários.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba