A reitora do Colégio Pedro II (CPII), Ana Paula Giraux, encerrou oficialmente seu mandato à frente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O descerramento da placa da gestão 2025 na galeria de presidentes, realizado nesta terça-feira (3/2), em Brasília, simbolizou o fechamento de um ciclo histórico: Giraux foi a primeira representante do CPII a liderar o colegiado.
Além de Giraux, a gestão 2025 foi composta pela reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, na vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; pela reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, na vice-presidência de Administração; por Nídia Heringer, do Instituto Federal Farroupilha, na vice-presidência de Gestão de Pessoas, que sucedeu o então reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior; e pelo reitor José Arnóbio Filho, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na vice-presidência de Relações Institucionais.
A cerimônia, realizada na sede do Conif, reuniu dirigentes das instituições associadas ao Conselho e foi marcada por discursos emocionados e reflexões sobre o papel institucional do colegiado no fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Estamos juntos subindo uma escada. Todos juntos! Então, a gente não pode apagar degraus anteriores. Tem que ser um trabalho de continuidade”, refletiu Ana Paula Giraux em seu discurso aos pares.
A conselheira também comentou avanços em pautas como alimentação estudantil e a reaproximação com os fóruns e as câmaras ao longo do ano. Ana Paula agradeceu aos colegas de gestão e desejou sucesso aos dirigentes que a sucedem. “O que não conseguimos encerrar, que avancemos mais um pouco neste ano, porque esse é o espírito do Conif. O que mais importa são as nossas instituições e os benefícios que o Conselho gera para nossos estudantes”, completou.
Em sua fala ao colegiado, a reitora Ana Paula Palheta destacou que o período na gestão a ensinou e a fez olhar para o Conif sob outra perspectiva. Já Elaine Cassiano ressaltou o trabalho em equipe para o fortalecimento do Conselho e das instituições associadas. José Arnóbio Filho reforçou a importância da transformação social promovida pela Rede Federal e seus impactos na vida dos estudantes. Por fim, a reitora Nídia Heringer agradeceu aos colegas e chamou a atenção para o cuidado com as pessoas que fazem as instituições no dia a dia.
Nova gestão
Após as homenagens, foi realizada a transmissão de cargos entre as presidências. O ato marcou também o início da 152ª Reunião Ordinária do colegiado, a primeira sob a liderança do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, eleito no ano passado para presidir o Conif em 2026.
Em sua primeira fala como presidente do Conif, Júlio reafirmou o compromisso em buscar “reproduzir ao longo de 2026 esse clima que ocupa a cerimônia, de amizade, de parceria, de harmonia, de lutas conjuntas, que o Conif seja, mais do que nunca, uma instituição coesa, unida, unificada em suas pautas, que divirja, mas que construa as convergências”.
Júlio também homenageou a gestão de Ana Paula Giraux. “Simbolicamente, hoje descerramos a placa que registra na história a presidência da Ana Paula. E, na pessoa da Ana Paula, há um símbolo muito importante. De certa forma, Ana, você representa todos os professores da educação infantil da nossa Rede Federal. O Conif, de forma despretensiosa e possivelmente sem jamais termos pensado nisso, faz uma homenagem a todos os alfabetizadores e aos professores da educação básica da Rede Federal e do Brasil”, afirmou.
Também tomam posse nesta semana as reitoras Veruska Machado, do IFB, que ficará à frente da vice-presidência de Relações Institucionais, e Nilra Filgueira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. A vice-presidência de Gestão de Pessoas será ocupada pelo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, enquanto o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, assumirá a vice-presidência de Administração.
A solenidade de posse da nova presidência será realizada na noite desta quarta-feira (4), na capital federal. O evento será restrito a convidados, no auditório do Campus Brasília do IFB.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista
