Ifac recebe reitores e reitoras da Rede Federal para reunião do Conif

Mais de 30 reitores e reitoras de Institutos Federais do Brasil participam, presencialmente, da 132ª Reunião do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro, que teve início nesta terça-feira (09.04), acontece na nova sede da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac).


Esta é a segunda vez que o Ifac recebe os gestores da Rede Federal, no município de Rio Branco. O primeiro encontro, aconteceu em maio de 2018. “Ter reitores e reitoras de instituições de todas as regiões do Brasil, representa o fortalecimento da Rede Federal, mostrando para a sociedade que seguimos em discussão e buscando melhorias para os nossos Institutos Federais”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.  


Criado em 2009, o Conif é formado atualmente por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que totalizam mais de 600 unidades no país.  


“O Conif é um conselho que agrega reitores e reitoras da Rede Federal, com propósito de elaborar políticas públicas com foco no desenvolvimento da formação profissional e tecnológica no Brasil. Além disso, discutimos os rumos e metas para a Rede Federal, como também apresentamos propostas para conquistar um caminho de fortalecimento para a educação profissional no país”, explicou o reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e presidente do Conif, Elias Monteiro.

Para o reitor do IF Goiano, o encontro sediado no Acre reforça a diversidade educacional presente na Rede Federal. “O Acre é um estado de grandes oportunidades. Estarmos aqui tem uma simbologia muito grande. Em um país continental como o Brasil, temos representações diversas de instituições que ofertam educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e com acesso democrático”.


A 132ª Reunião Ordinária do Conif acontece até o dia 11 de abril, em Rio Branco. A cerimônia de abertura do encontro também contou com a participação do chefe do escritório local da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, Sibá Machado, da assessora especial da Vice-Governadoria, Sandra Amorim, representando a vice-governadora Mailza Gomes, além de servidores do Ifac. 


Como parte da agenda dos gestores da Rede Federal no Acre, na sexta-feira (12.04) será realizada a inauguração do novo campus do Ifac, localizado na região da Transacreana. O evento, terá início às 10h.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Lisânia Ghisi/Diretoria Sistêmica de Comunicação do Ifac

Fotos: Davi Sopchaki/Ifac

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba