Institutos Federais oferecerão cursos por meio do Programa Autonomia e Renda

Os Institutos Federais, em parceria com a Petrobras, oferecerão cursos de capacitação, nas modalidades de formação inicial continuada e cursos técnicos, a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do Programa Autonomia e Renda. A parceria foi estabelecida junto às instituições por intermédio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


O anúncio do programa foi realizado durante o evento de retomada dos investimentos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Litoral Sul de Pernambuco, na sexta-feira (19/1). A presidente do Conif, Leopoldina Veras, o vice-presidente de relações parlamentares do Conselho e presidente da comissão que avaliou a parceria, Flavio Luís Barbosa, e o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos, prestigiaram o evento.


O Programa Autonomia e Renda disponibilizará mais de 19,5 mil vagas pelo país, sendo metade destinada ao estado de Pernambuco, incluindo 2.800 vagas para o IFPE. Os participantes selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 660 mensais durante o período dos cursos, sendo R$ 858 mensais para mulheres com filhos até 11 anos. O Sesi e o Senai também serão parceiros da Petrobras no programa, que terá vagas destinadas a essas instituições.


Os Institutos Federais de São Paulo (IFSP), de Pernambuco (IFPE), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IF Sul), de Minas Gerais (IFMG), do Rio de Janeiro (IFRJ), Fluminense (IFF) e do Paraná (IFPR), além do Cefet Rio de Janeiro, ofertarão vagas focadas no programa. "Foram contempladas instituições que possuem campus em regiões onde a Petrobras tem operações", explicou Flavio Luís Barbosa, que também é reitor do IF Sul.


Flávio destaca ainda que o programa irá priorizar grupos como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados para suprir a demanda de pessoas qualificadas para atuarem junto à Petrobrás. “Os Institutos Federais foram procurados para serem parceiros devido à qualidade das formações que oferecem em todo o país”, disse.


Os estudantes selecionados pelo programa irão desenvolver competências para atuação no setor de Petróleo e gás. "A Rede Federal teve um papel de destaque na construção desse projeto, dada a qualidade do ensino em nossas instituições e nossa expertise nessa área. Há uma expectativa para que em breve possamos ampliar a parceria para outros setores, como de economia verde", completa o reitor do IF Sul.


Diretoria de Comunicação Conif

Foto destaque: Ricardo Stuckert - Secom/PR 

Foto interna: Reprodução

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba