Na tarde desta sexta-feira (14//11), Ana Paula Giraux, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Colégio Pedro II, foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Educativo – grau de Comendadora. A cerimônia, realizada em Brasília, integra a programação comemorativa dos 95 anos do Ministério da Educação (MEC) – celebrados no dia 14 de novembro.
“Não posso dizer que não passa um filme na minha cabeça. Um filme daquela menina que escolheu ser professora, porque ama essa profissão. Aos 19 anos, entrei no Colégio Pedro II e, agora, vou completar quase 40 anos de trajetória. E receber, neste momento, essa honraria, que acho que diz respeito também a eu ter chegado a esse lugar de reitora do Colégio Pedro II, de presidente do Conif, essa instituição tão fundamental para a Rede Federal, é de uma emoção que não consigo expressar”, afirma a presidente do Conif.
Também presente na cerimônia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, frisou que reconhecer profissionais da área da Educação é de extrema relevância para a construção de políticas públicas.
“Tudo que a gente possa fazer para homenagear, para premiar, para condecorar as pessoas ligadas à educação, é pouco. É muito pouco pela importância que a educação tem no nosso país”, ressaltou o presidente.
Além de Lula, também estiveram presentes no palco o ministro da Educação, Camilo Santana; o filósofo e líder indígena Ailton Krenak; o influenciador Gil do Vigor; o ativista Rodrigo Mendes; o escritor e jornalista Fernando Gomes de Morais; Nina Abramo Corrêa, neta de Zilah Wendel Abramo, cientista social e uma das fundadoras do Partido do Trabalhadores (PT); Joana Maria de Oliveira Santos, filha de Nego Bispo, escritor, líder quilombola e ativista; Mikhail Cancellier, filho de Luis Carlos Cancellier, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Fernanda Moraes Barros, filha da professora Elisabeth Tenreiro.
Ao todo, foram condecoradas 262 pessoas que se destacaram em ações de melhorias na educação brasileira.
“As personalidades que aqui recebem essa medalha têm um papel fundamental no Brasil que queremos. Aqui temos professores, escritores, líderes, líderes quilombolas, do Congresso Nacional, da Justiça, secretários, servidores de diversas áreas”, afirmou o ministro da Educação.
A honraria
A Ordem Nacional do Mérito Educativo reconhece personalidades nacionais e estrangeiras que tenham prestado serviços relevantes à educação. Criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003, ela é concedida por decreto presidencial, a partir de proposta do ministro da Educação e parecer favorável do Conselho da Ordem.
As medalhas entregues são divididas em cinco graus: Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro.
Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações do Ministério da Educação
Foto: Moacir Evangelista/Conif
