Ministro do MCTI, Paulo Alvim, participa da 112ª Reunião Ordinária do Conif

Nessa terça-feira (5/7), teve início a 112ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), na sede da entidade, em Brasília. Entre as pautas voltadas a recomposição orçamentária das instituições e as negociações pelo orçamento de 2023, os conselheiros receberam a visita do ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim.

 

Aos reitores e reitoras, o ministro apresentou uma série de chamadas públicas que possuem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa e fomentar a pesquisa científica, além do desenvolvimento tecnológico e a inovação em todo o território nacional. “Eu sou um entusiasta da Rede Federal e queremos que mais projetos vindos dela participem dos nossos editais”, disse Paulo Alvim.

 

Entre as chamadas destacadas pelo ministro estão a de Combate à poluição no mar e ambientes marinhos causada pelo plástico e seus subprodutos, lançada nessa segunda-feira (4/7), e outros dois editais para o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI, que tem recursos na modalidade não-reembolsável na ordem de R$ 40 milhões. O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Marcos Morales também participou do encontro.

 

Apesar de ainda ter recursos contingenciados na pasta, o ministro do MCTI também fez um compromisso com os dirigentes da Rede Federal em trabalhar em um edital de incentivo à pesquisa voltados especificamente para as instituições que compõe a Rede Federal – os 38 Institutos Federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II – ainda para 2022.

 

A conversa com o colegiado foi vista com entusiasmo pelos dirigentes da Rede. O presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, ressaltou a importância dessa aproximação e reforçou que ela deve trazer mais oportunidades para estudantes e servidores. Durante sua fala, a vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Maria Leopoldina Veras, chamou a atenção para a importância da diversificação das pesquisas pelo país a fora.

 

“A Rede Federal está fazendo interiorização da ciência e tecnologia por todo o Brasil. É um fato que nosso país pede mais investimento nos muitos ecossistemas dele. No semiárido, por exemplo, estamos vendo pesquisadores de fora vindo e estudando nossas riquezas, o que gera patentes e riquezas para fora. Nós temos ótimos pesquisadores que devem ser incentivados”, ressaltou a conselheira.

 

Agenda no Congresso

 

Na quarta-feira (6/7) os conselheiros vão cumprir uma série de agendas no Congresso Nacional, onde devem apresentar aos parlamentares de suas bancadas as Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil. O documento publicado pelo Conif apresenta uma série de demandas das instituições para a próxima legislatura, entre elas, a recomposição no orçamento. A 112ª Reunião Ordinária do Conif segue até a quinta-feira (7/7).

 

Assessoria de Comunicação do Conif

 

 

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba