Presidente do Conif participa de encontro nacional sobre Alimentação Escolar


O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) recebe, até amanhã (30/6), o 4º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Uma das propostas do evento foi criar um espaço de discussão e articulação para compartilhar conhecimentos, metodologias, experiências e procedimentos didático-pedagógicos que possam garantir a oferta de alimentação escolar, a educação alimentar e nutricional, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável regional por meio das aquisições diretas da agricultura familiar do programa.


O encontro contou com a presença da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras, que foi uma das convidadas para a mesa-redonda "Alimentação Escolar na Rede Federal - Ações conjuntas" no segundo dia do evento. "O evento aborda um tema importante e necessário, que é a alimentação escolar. A educação não pode ser realizada sem condições adequadas, como infraestrutura, pessoal, recursos, alimentação e transporte. Reconhecemos o problema, mas também acreditamos que é possível encontrarmos soluções. Precisamos nos reunir para resolver", afirmou.


Leopoldina ressaltou ainda a importância de uma colaboração entre o Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para encontrar soluções que possam melhorar o PNAE e ajudar a resolver esses problemas. "Quando falamos em aprendizagem, permanência e sucesso dos alunos, precisamos garantir a oferta de refeições, pois isso tem um impacto direto nesses processos. Temos expectativas de que teremos avanços significativos", completou Leopoldina.

O diretor de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli, ressaltou a importância do programa de alimentação escolar para a Rede Federal, destacando que muitos estudantes têm na instituição de ensino sua principal refeição. Segundo ele, o atual governo federal tem preocupação com as políticas do PNAE, que são constantemente debatidas e recebem atenção.


A mesa-redonda contou também com a participação da coordenadora geral do PNAE no FNDE, Solange Fernandes de Freitas Castro, e da coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar do FNDE, Luciana Mendonça Gottschall. A mediação do debate foi realizada pela subcoordenadora do centro colaborador em alimentação e nutrição do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Camila Silva de Lima.


O 4º Encontro Nacional do PNAE está sendo realizado no Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS e está sendo transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do IFSULDEMINAS


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba