Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC participa da reunião do Conif, em Goiânia

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Tomás Dias Sant´Ana, participou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, das atividades vespertinas da 115ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além do encontro do gestor com os reitores integrantes do Conif, foi realizada uma apresentação cultural do “Grupo Dança de Tambor Raiz e Tradição”, da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, de Uruaçu. Organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), o encontro do Conif segue até quinta-feira, 6 de outubro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, contemplando reuniões, apresentações culturais, visitas e outras ações (veja a programação).


Na reunião realizada com o secretário Tomás Sant´Ana, o gestor da Setec/MEC reafirmou a importância e a necessidade de fortalecer a Rede Federal. Durante o encontro, Tomás falou sobre alguns pontos importantes, como a necessidade de criar o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica e a execução orçamentária da Rede.

O secretário também mencionou alguns projetos e eventos, como o Desafio Soutec, cujas inscrições estão abertas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e estudantes do 1º ano do Ensino médio, e destacou a importância da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que acontecerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro.


No encerramento do encontro, o secretário  agradeceu o convite para participar da reunião do Conif: “agradeço o Conif pela acolhida e reitero a importância de estarmos mais próximos. Temos grandes desafios, mas, enquanto lá estivermos, estaremos atuantes nessas questões que nos são caras”. Tomás reiterou que fará o possível para estar presente na próxima reunião do Conselho, que ocorrerá na Reditec 2022, a ser realizada em Belém (PA), entre os dias 7 e 11 de novembro.


Apresentação cultural

Encerrando as atividades do dia, foi realizada uma apresentação cultural do “Grupo Dança de Tambor Raiz e Tradição”, da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, de Uruaçu. A reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, deu as boas-vindas ao grupo e passou a palavra para a diretora-geral do Câmpus Uruaçu, que falou um pouco sobre o grupo: “nossa relação começou em 2014, com o Projetos Comunidades Tradicionais em Rede”. Como destacou a diretora, “ é um orgulho trazer nosso grupo de tambor para Goiânia e para esse encontro; é um orgulho trazer um pouco desse grupo que promove uma troca de saberes tão importante para todos nós”. O grupo apresentou danças de roda e cantigas, mostrando um pouco da celebração relacionada às tradições quilombolas.



Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Tássia Galvão (Diretoria de Comunicação Social do IFG)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba