Diretrizes para elaboração da Política de Internacionalização das Instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil

Diante do novo contexto da educação pública do Brasil, com a acentuação dos processos de mundialização, dos movimentos migratórios e de integração regional nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel das Relações Internacionais no que se refere à Educação Pública e, especificamente, à Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. 


Em consonância com esses processos, a instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (EPCT) cumpre um papel importante para o fomento de uma nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica do país, materializado por meio dos programas e políticas específicas para o setor. Dentre elas, destacam-se, a ênfase na formação humana, cidadã e global como complementação da formação acadêmica, a política de apoio à elevação da titulação dos profissionais das instituições da Rede Federal e a ampliação de ações voltadas ao entendimento para dinamizar o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. “Destaca-se a capacidade da Rede para o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no seu âmbito de atuação”, conforme previsto na Lei 11.892/2008.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

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