ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA FORMAÇÃO HUMANA, PARA UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA

APRESENTAÇÃO


Esta obra reúne uma amostra de importantes pesquisas realizadas por profissionais da Rede da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os autores apresentam reflexões, defesas e ponderações que, para muito além de um registro bibliográfico, merecem ser abertamente compartilhadas com os mais diversos públicos, por possuírem caráter técnico e também inspirador. Por isso seu lançamento ocorre durante o Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, realizado na capital federal, com a presença de especialistas de todo o País. 
Ambos pensados pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) e pela Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o seminário e esta publicação são duas iniciativas que se complementam, no sentido de incentivarem o aprofundamento de uma análise coletiva dos desafios apresentados no contexto das transformações previstas na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Importante destacar que os resultados dessas ações consolidarão as premissas institucionais apresentadas ao Ministério da Educação ainda em 2017.


Nestas páginas, 35 artigos abordam teorias, fundamentos, experiências e propostas relativos ao ensino médio integrado. Aqui estão reunidos relatos de estudos pormenorizados acerca de experiências pontuais da Rede Federal, incluindo uma análise do sistema educacional brasileiro à luz do modelo finlandês; a relação curricular do ensino com a pesquisa e extensão; as perspectivas dos estudantes sobre o ensino médio integrado; a educação profissional no campo; uma leitura histórica sobre a reforma do ensino médio; o Programa de Jovens e Adultos neste contexto, além de várias outras importantes abordagens esclarecedoras.


E como não poderia deixar de ser, faz-se indispensável manifestar especial agradecimento a todos os que estão diretamente envolvidos neste processo de aprofundamento das discussões sobre o Ensino Médio Integrado na Rede Federal; aos incansáveis Adilson Cesar Araújo e Cláudio Nei Nascimento da Silva que, ao lado da Comissão Organizadora, corajosamente coordenaram também a realização do seminário; aos integrantes do Conif, com particular menção à Câmara de Ensino, coordenada pela reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Regina Fernandes; ao FDE, pelos intensos debates dedicados ao tema deste livro; à Comissão Técnico-Científica, que expõe aqui o cumprimento de uma árdua responsabilidade; aos Avaliadores Ad Hoc e, na pessoa do reitor Wilson Conciani, à equipe do Instituto Federal de Brasília que dedicou ao Conif o suporte necessário.



Francisco Roberto Brandão Ferreira
Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – Gestão 2017 


E59
Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios /


Adilson Cesar Araújo e Cláudio Nei Nascimento da Silva (orgs.) –
Brasília: Ed. IFB, 2017.
569 p.
Vários autores.
ISBN: 978-85- 64124-49- 3
1. Ensino médio - Brasil. 2. Ensino técnico - Brasil. I. Araújo, Adilson
Cesar (org.). II. Silva, Cláudio Nei Nascimento da (org.).

CDU 373.5:377(81) 


FaLang translation system by Faboba