O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica adota como orientação o conceito de internacionalização como “o processo intencional de integrar uma dimensão internacional, intercultural e global aos propósitos, funções e oferta da educação, buscando incrementar a qualidade da educação e da pesquisa” (de Wit, Hunter, Howard, y Egron-Polak, 2015, p. 283)
Faz-se relevante entender que a internacionalização deve considerar o diálogo entre o ensino, pesquisa e extensão de que modo que o processo seja efetivamente institucional.
Além disso, o Conif acompanha o entendimento da III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe (CRES), que pontua que
“a internacionalização se constitui em uma ferramenta chave para transformar a educação superior, fortalecer suas comunidades e promover a qualidade e pertinência do ensino, da pesquisa e da extensão. Favorece a formação de cidadãos e profissionais, respeitosos da diversidade cultural, comprometidos com o entendimento intercultural, a cultura da paz e com a capacidade para conviver e trabalhar em comunidade local e mundial”. A referida Declaração reafirma ainda o postulado da Educação Superior como um bem público social, um direito humano e universal, e um dever dos Estados. Princípios essenciais para garantia dos direitos humanos básicos e imprescindíveis para o bem-estar dos povos, a construção de uma cidadania plena, a emancipação social e a integração regional solidária latino-americana e caribenha. (Declaração III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe).
Nesse contexto, o Conif tem atuado estrategicamente de modo a solidificar a Rede Federal no cenário internacional e a favorecer um processo de internacionalização sustentável. Abaixo estão listadas as principais linhas de ação.
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)