Os gestores e gestoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) estiveram reunidos em Caldas Novas, munícipio do interior do estado de Goiás, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2024.
Durante o evento, reafirmamos as conquistas históricas de nossa Rede, como efemérides às comemorações dos 115 Anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
As atividades disponibilizadas aos participantes (conferências, palestras, atividades artístico-culturais, experiências exitosas, reuniões dos reitores e reitoras e encontros regionais) trouxeram uma série de reflexões que apontam para a urgência no fortalecimento dos recursos orçamentários e de pessoal que impactam diretamente na oferta qualitativa da educação profissional, científica e tecnológica.
Aqui, em Caldas Novas reafirmamos nosso inteiro compromisso com a oferta do Ensino de qualidade, com a Pesquisa voltada para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação e com a Extensão como meio que produza a integração e interação com as comunidades locais em que estamos inseridos.
Comprometemo-nos também com o aperfeiçoamento das Políticas Estudantis, com investimentos na Internacionalização como espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos e experiências, com o aprimoramento constante do Currículo Integrado, elementos que sem dúvida trazem ainda mais oportunidades a todos e todas que compõem a Rede Federal.
Embora reconheçamos os esforços do Governo Federal em buscar condições quantitativas e qualitativas ao funcionamento das unidades da Rede Federal, ainda há muito o que avançar na recomposição justa de recursos orçamentários-financeiros e de pessoal para a consolidação e expansão de nossas Unidades.
A RFEPCT deve ser verdadeiramente valorizada como uma das maiores Políticas Públicas do nosso país, tendo em vista sua capilaridade, pois está presente em todas as regiões, em mais de 650 munícipios, ofertando ensino, pesquisa e extensão a mais de 1.600.000 estudantes, que têm nas capitais, e em especial, no interior, educação de qualidade.
Dirigimo-nos à sociedade brasileira e, em especial, ao Governo Federal, na defesa da consolidação e expansão da nossa Rede, tendo como princípio o amplo acesso de todas as pessoas ao ensino, à pesquisa e à extensão como pilares de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Assim, destacamos a relevância da Política Nacional da Educação Profissional Científica e Tecnológica, como instrumento legal de garantia às ações de acesso, permanência e êxito aos estudantes, de valorização de nossos servidores e servidoras, de espaço de escuta e ações democráticas, de respeito à dignidade e diversidades humanas, de combate às práticas de assédios e de racismos, finalmente preocupada com a formação do ser humano integral.
Não menos importante, os Projetos de Lei que tramitam no Congresso sobre o acesso irrestrito da Rede Federal aos Programas Nacionais de Alimentação e Transporte Escolar devem ser aprovados, pois se convertem, especialmente nos câmpus do interior, como garantia de permanência e êxito aos nossos estudantes, que muitas vezes e em vários sentidos são vulneráveis e excluídos.
Durante a 48ª REDITEC, reunião anual dos dirigentes e gestores da RFEPCT, aprofundamos nossas “raízes”, compartilhamos sentimentos e experiências, nos emocionamos com a diversidade e com a inclusão, colhemos nossos frutos e lançamos novas sementes, para transformar sonhos em realidades, melhorando a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.
Acreditamos que “Carinhosamente Juntos”, ao som da viola emanado dos interiores do Brasil, com o apoio incondicional do Governo Federal e da sociedade brasileira, podemos fortalecer a educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada, hoje e sempre.
Vida Longa à maior Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do mundo.
Caldas Novas (GO), 24 de outubro de 2024
48ª Reunião Anual dos Dirigentes da Rede Federal da Educação
Profissional e Tecnológica (Reditec)