Palavra da Presidência
Os últimos anos foram desafiantes para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e em 2022 não foi diferente. A força e a unidade das instituições da Rede Federal foram demonstradas diante de cenários pandêmicos, instabilidades políticas e desinvestimentos orçamentários. A qualidade e a excelência dos 38 Institutos Federais, dos dois Cefets e do Colégio Pedro II foi mantida e comprovada, e a educação pública e socialmente referenciada continuou sendo motivo de orgulho para o país.
O Conif se fortaleceu e foi grande, sempre em busca de soluções para promover a melhor Educação para o Brasil, sempre comprometido com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, sem olvidar de seu DNA de inovação, empreendedorismo e internacionalização. Com a atuação e interlocução constantes junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao parlamento brasileiro, o Conselho manteve posições firmes, com um olhar responsável para suas comunidades acadêmicas.
Todo esse trabalho foi reconhecido em diversos momentos, como na conquista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, na Câmara dos Deputados; no amplo espaço de mídia conquistado, percebendo o Conif como fonte de checagem de fatos; bem como na indicação do presidente do Conselho, Claudio Alex Jorge, para compor o grupo de trabalho de Educação do governo de transição do presidente Lula.
A atuação da diretoria, de 2022, foi guiada pelo compromisso com a Educação Pública brasileira, norteada pelos valores democráticos e da justiça social, objetivando superar crises e abrir caminhos para que a Educação Profissional, Científica e Tecnológica voltasse a assumir seu protagonismo no desenvolvimento do país.
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)