reuniao 100 do conifO primeiro dia da 100ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta terça-feira, 8/10, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Guarapari, acompanhou a transmissão do anúncio do Programa Novos Caminhos, pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), que pretende aumentar o número de vagas da educação profissional e tecnológica até 2023.

Conforme o presidente do Conif, e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, o pleno do conselho vai conhecer melhor os detalhes da proposta. “Vamos identificar em quais pontos a Rede Federal poderá contribuir, aproveitando nossa capilaridade e capacidade para contribuir com as ações, como já temos feito com a formação de professores e o mestrado em rede, por exemplo”, destacou.

Seguindo os itens de pauta previstos, os conselheiros discutiram o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2020 (PLOA 2020), que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro do próximo ano, incluindo a Educação. O item foi relatado pela pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e coordenadora do Fórum de Planejamento (Forplan) do Conif, Tatiana Weber. O projeto de lei está atualmente no Congresso, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e aguarda o recebimento de emendas.

Competição tecnológica – O coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), Artur Frantz, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), apresentou o parecer do colegiado a respeito da realização do Desafio Tecnológico da Empregabilidade, uma competição de empreendedorismo, proposto pela Setec/MEC. Com foco em empregabilidade, estudantes dos níveis técnico e superior devem desenvolver um plano de negócios para a constituição de empreendimentos capazes de prover a solução tecnológica.

Na primeira etapa, prevista para novembro, mês do empreendedor, a competição acontece internamente nos institutos federais, com um prêmio de 5 mil reais para o vencedor de cada instituição.  Na etapa seguinte, os projetos selecionados concorrem em nível nacional a um prêmio de 100 mil reais mais incubação. O Sebrae local fica encarregado da metodologia, mentoria e material operacional. Como encaminhamento do Pleno, cada instituto deve avaliar internamente a decisão de aderir ao evento.

reuniao do conif vitoria 100

ProfEPT – A coordenadora nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Danielle Pionttkovsky, apresentou ao Conselho os desafios para a melhoria de desempenho das atividades do programa, como a ampliação de vagas e a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que acontecerá no próximo ano.

JIF 2019 – A reunião do Conif está acontecendo na mesma cidade da realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019), que reúne 1.475 estudantes, 282 servidores e 19 voluntários de 30 institutos nas competições esportivas em 11 modalidades, entre os dias 7 e 12 de outubro. Ao fim do dia, os reitores participaram da cerimônia oficial de abertura dos jogos, no Sesc Guarapari.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba