O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou nessa quinta-feira, 10/10, em Brasília, de reunião de trabalho que abriu os debates sobre o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação institucional externa e de cursos de graduação presencial e a distância. A agenda foi proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para o encontro, a Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, convidou diversas entidades representativas de instituições públicas e privadas com o objetivo de discutir perspectivas de aprimoramentos no processo de avaliação in loco e possibilidades de contribuição por parte de diferentes agentes relacionados à educação superior.
O Conif foi representado pela reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina Fernandes. Ela explica que um dos desdobramentos da reunião desta quinta-feira é a realização de consulta às entidades representativas de ensino para que possam apresentar críticas e sugestões. O processo será conduzido pelo Inep.
“A participação do Conif em agendas como esta fortalecem a Rede Federal, já que estamos falando de um espaço representativo importante. Enquanto colegiado, incentivaremos a Rede Federal para contribuir com tal processo. É fundamental que estejamos atentos e acompanhemos a evolução dos instrumentos de avaliação”, afirma Sônia.
Lena Marinho
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230