Estão abertas as inscrições para a chamada de propostas destinadas ao financiamento de cinco projetos de pesquisa no âmbito da Aliança para a Cooperação em Educação Profissional e Técnica dos BRICS (BRICS TVET Cooperation Alliance). As submissões serão aceitas até o dia 10 de outubro de 2023, e as propostas devem seguir o modelo disponível no anexo, sendo enviadas para o e-mail brics-tca@ceaie.edu.cn.
Podem participar pesquisadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada equipe deve ser composta por no mínimo seis membros, sendo o proponente principal de uma instituição membro do BRICS. Este grupo de países é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e tem como objetivo abordar questões de interesse mútuo que envolvam a participação ativa de diversos pesquisadores e parceiros.
As propostas podem ser enviadas em quatro grandes temas: macrogovernança da EPT, formação de profissionais qualificados, transformação digital na EPT e cooperação internacional na EPT. Além disso, as propostas devem ser redigidas em inglês e os projetos devem ser planejados para serem concluídos em até um ano. O financiamento será de até US$ 3.000 por projeto, e os recursos serão transferidos após a aprovação das propostas durante o período de desenvolvimento do projeto.
A seleção das propostas ficará a cargo do secretariado da BRICS TVET Cooperation Alliance, que atualmente é presidido pela China Education Association for International Exchange (CEAIE). A avaliação levará em consideração critérios como a relevância dos objetivos da pesquisa para a BRICS-TCA, contribuição para o campo de pesquisa, fundamentação teórica, consistência metodológica, adequação do plano de trabalho, qualificações dos proponentes e outros pesquisadores envolvidos, orçamento adequado e distribuição de tarefas entre os parceiros.
Essa iniciativa é um desdobramento do acordo que estabeleceu a aliança, cujo princípio fundamental é fortalecer a cooperação acadêmica e promover pesquisas conjuntas que contribuam para ampliar a importância da educação profissional, técnica, científica e tecnológica nos países membros dos BRICS.
Atualmente, a aliança conta com a participação do Conif e da CEAIE, bem como do Instituto Federal para o Desenvolvimento da Educação Profissional e Técnica da Federação Russa, da Direção-Geral de Treinamento e Corporação Nacional de Desenvolvimento de Habilidades da Índia e da Organização de Diretores de Colleges da África do Sul.
Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações do IFPA