Colégio Pedro II recebe representantes dos Institutos Federais e do CONIF

O Colégio Pedro II recebeu a visita no horário da tarde no Campus Centro de representantes  dos Institutos Federais de todas as regiões do Brasil e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no dia 4 de outubro. A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento entre gestores da instituição e o Conif.

Na Biblioteca Escolar Maria de Fátima Prôa Melo, os representantes foram agraciados com as apresentações musicais do Coro de Alunos do Colégio Pedro II – Campus Centro, dirigidos pela Prof.ª Clara Albuquerque, e pelo Coral Infantil e do Grupo de Violões e percussão do Campus Humaitá I, dirigidos pelos professores Geraldo Leão, Lilian Ameal e Renato Santoro. Após a sessão, os representantes puderam desfrutar de um coffee break organizado pela Direção do Campus Centro.

Na sequência da visita, a comitiva pode conhecer parte do acervo do Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) com uma exposição da coordenadora do Centro de Documentação e Memória (CEDOM), Elisabeth Monteiro, sobre a importância histórica da instituição na Educação brasileira e na História do Brasil, visitar a sala 24 (sala que preserva a configuração do início do século XX), o Museu do Colégio  Pedro II e o Salão Nobre em visita guiada pelo servidor Afonso Bensabat e, por último, conhecer o Laboratório de Física do Campus Centro.

A Reitora Ana Paula Giraux reiterou as falas da importância histórica da instituição apresentadas pela coordenadora do Centro de Documentação e Memória (CEDOM) e apresentou aos representantes dos IFs a necessidade de unir esforços para as demandas de preservação do acervo, que perpassa pela otimização da infraestutura do Campus Centro, como bem de importância material e imaterial da nação brasileira.

Estiveram presentes à atividade, além da Reitora Ana Paula Giraux; os Pró-Reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas, respectivamente, Ricardo Bentim e Veneza Crizante; a Diretora-Geral do Campus Centro, Ana Maria dos Santos Pereira e o Diretor Administrativo o Campus Centro, Adilson de Anaide.

CONIF

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que são representados pelos dirigentes máximos de cada uma delas.


Trata-se de uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O Conselho atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom CP2

Fotos: Ascom Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba