Abertura da programação dos Institutos Federais na Rio Innovation Week

O Instituto Federal do Rio de Janeiro realizou a abertura da programação do estande dos Institutos Federais na Rio Innovation Week na terça-feira, 03/10, a partir das 15h. O reitor do IFRJ, Rafael Almada, foi acompanhado pela reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux Leitão; pelo diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Saldanha Motta; e pela vice-presidente de Assuntos Estudantis do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Nilra Jane Filgueira.

Rafael iniciou sua fala dando as boas vindas a todos os presentes e destacando a presença de reitores e reitoras de todos os estados do Brasil. “Estamos todos presentes aqui neste espaço, que é representativo de tudo o que é desenvolvido pela Rede Federal no Brasil. Falar de inovação é sempre extremamente importante e queremos reforçar isso aqui. Esse estande não aconteceria sem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, a Setec é parceira desse projeto. Quero agradecer ao ministro Camilo Santana, ao secretário Getúlio Marques Ferreira e principalmente ao Conif por terem compreendido a importância desse evento. Quero agradecer também a cada membro da equipe do IFRJ que trabalhou na organização do evento e do estande por entenderem o papel do Instituto Federal e trabalharem para que esse papel se concretize. Nós produzimos inovação e, por isso, precisamos marcar presenças em espaços e eventos importantes como este”, enfatizou o reitor.

A reitora do Colégio Pedro II agradeceu o convite para participar do evento e da mesa de abertura e reforçou, também, o agradecimento ao IFRJ pelo empenho em defender a ideia da participação da Rede Federal na RIW e em concretizar toda a estrutura em tempo recorde. “Agradeço por oportunizar essa nossa participação no evento e quero dar parabéns à equipe do IFRJ porque vimos em que prazo você, Rafael, começou a defender essa ideia e imagino que os nossos colegas do IFRJ tenham que ter virado suas noites para conseguir oferecer para a gente esse ambiente que ficou tão bonito. Vocês estão de parabéns!”, afirmou Ana Paula Giraux Leitão.

Mauricio Saldanha Motta destacou que o Rio de Janeiro e a Rede Federal têm a inovação em seu DNA: “Como carioca, quero dar as boas vindas aos reitores e colegas da Rede à Cidade Maravilhosa. Que é mais do que maravilhosa: é a cidade da inovação, que vem melhorando a cada ano. A Rede Federal também tem em seu DNA a inovação e dar essa visibilidade para a Rede num espaço como este alavanca cada vez mais as nossas ações. É muito bom vermos um espaço onde podemos apresentar produtos e ações da nossa Rede porque essa é a identidade da nossa Rede”, pontuou o diretor-geral do Cefet/RJ.

 Nilra Jane Filgueira agradeceu, em nome da presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, a receptividade ao pleno do Conif e a oportunidade de estarem participando do evento: “É um grande privilégio estarmos aqui. Acredito que será muito proveitoso para nós, pois cada momento vivido aborda uma pauta que defendemos, que é a inovação. Gostaria de ratificar as falas dos colegas e agradecer a você, Rafael, que é muito articulado e conseguiu em tempo recorde trazer todo o pleno para participar da nossa reunião e também da RIW”.

Liscomp - A partir das 17h30, o professor Renato Freitas, do Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (Liscomp) do campus Paracambi, ministrou uma palestra sobre “Análise físico-química de obras de arte: um novo olhar para a preservação e perícia”. O professor mostrou aos presentes o mapeamento e análise de várias obras de arte, principalmente da artista Tarsila do Amaral. Através dos elementos químicos presentes nas obras, o docente explicou ser possível assegurar se elas são originais ou não, se pertencem ao período que supostamente deveriam ser e se foram mesmo pintadas pelo artista em questão.

Renato ainda contou que são feitas as análises através de um scanner e de pequenas extrações de parte da obra. Segundo ele, estão levando a técnica através do laboratório móvel a diversos museus pelo Brasil. O primeiro trabalho de análise foi no Masp, no acervo de Tarsila do Amaral. O laboratório também tem realizado análises forenses para a Polícia Civil em casos de investigação criminal em relação à falsificação de quadros. Ainda de acordo com o professor, há um desejo da equipe que o trabalho possa ser multiplicado, pois as demandas estão cada vez maiores e a equipe sozinha acaba não conseguindo atender a todos com a celeridade que gostariam.

Trabalhos da Rede Federal - Ao longo do espaço dedicado aos Institutos Federais, no Galpão Kobra, há 15 estandes onde os participantes da Rede se revezarão, ao longo da programação, para expor trabalhos de inovação desenvolvidos nas mais diversas áreas. Robótica, saúde, acessibilidade, jogos, entre outras estão representadas.



Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Jorge Moraes/Ascom IFRJ

Foto: Ascom Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba