A comunidade acadêmica da Rede Federal pode participar, nesta segunda-feira (22/4), da Conferência Livre em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Educação (MEC).
O encontro ocorreu virtualmente e foi transmitido pelo canal do Conselho no YouTube, com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): Desafios e Propostas". “Ao realizar esse encontro, o Conif cumpre parte de sua missão de fomentar discussões e participações em fóruns de relevância para a Rede”, destaca Júlio Xandro Heck, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho.
“Os Institutos Federais cumprem uma missão única no país de levar pesquisa, inovação e tecnologia para todas as esferas do ensino, sobretudo para a pós-graduação e para as regiões mais interioranas do Brasil”, completa. O encontro resultará em um documento com propostas e sugestões que serão encaminhados pelo Conif e pelo MEC ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Vencida essa etapa das conferências Livres, o MCTI irá analisar os conteúdos encaminhados por todas as conferências, e seus resultados serão apresentados no encontro nacional, que será realizado de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. As sugestões serão usadas para a elaboração da "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2024-2030”.
“Os Institutos Federais são uma potência de produção científica. Mais do que debater, temos que chegar na conferência nacional com espírito de transformação para colocar as ideias e as propostas para análise. Nossa busca é construir uma estratégia de ciência e tecnologia que tenha a cara do povo brasileiro”, destacou Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social do MCTI, em sua fala na mesa de abertura do encontro.
Organização
A Conferência da Rede Federal foi liderada pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e pela Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif, com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. As atividades foram desenvolvidas em quatro mesas-redondas, sendo duas pela manhã e outras duas à tarde.
A mesa de abertura do evento também contou com a participação da vice-coordenadora do Forpog, Lorena Rosa, e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec, Marcelo Bregagnoli. Segundo ele, “ciência e tecnologia estão diretamente relacionadas à geração de emprego, desenvolvimento social e sustentável. Estamos todos aqui trabalhando pela popularização da ciência, que é um instrumento público para melhoria da qualidade de vida”, disse o diretor.
5ª CNCTI – A conferência está sendo organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desde o início do ano tem incentivado grupos de pessoas a se reunirem para analisar programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidos entre os anos de 2016 e 2023.
Diretoria de Comunicação do Conif