Conferência Livre da Rede Federal destaca a importância da inovação na EPT

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação realizaram em conjunto uma Conferência Livre em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI).


O seminário "Ciência, Tecnologia e Inovação na RFEPCT: Desafios e Propostas" ocorreu nesta segunda-feira (22/4) de forma virtual e foi transmitido na página do Conif no YouTube. Durante todo o encontro, a comunidade acadêmica da Rede Federal pôde participar dos debates enviando sugestões e contribuições para a proposta que o Conif irá encaminhar para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


A primeira parte da Conferências Livres da Rede Federal em preparação para a 5ª CNCTI, realizada pela manhã, teve duas mesas-redondas. A primeira teve como tema “A Inovação como Princípio formativo na EPT” e foi mediada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Ivanildo dos Santos, que recebeu Suzenny Teixeira Rechene e Vinicius Martins, docentes dos Institutos Federais do Pará (IFPA) e Sul-Rio-Grandense (IF Sul), respectivamente.

O debate destacou a importância do aluno como protagonista do processo educativo e a proposta de inovação como princípio formativo, contextualizando-a com as leis nacionais e casos mundiais. Em sua fala, Suzenny ressaltou o papel da instituição em estimular e conceder autonomia aos alunos por meio da identificação de suas paixões e motivações. “Muitos jovens acreditam que estão distantes da inovação e da pesquisa. Precisamos fazer com que eles se vejam como agentes e geradores de mudanças”, disse.


A formação e capacitação de recursos humanos qualificados necessários para a reindustrialização foi outro ponto destacado por Vinícius em sua apresentação, que trouxe para o centro do debate a inovação na articulação com os arranjos produtivos locais.


A segunda mesa-redonda da manhã teve como debatedores o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya, e o docente do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Vinícius Tocantins. A mediação do encontro ficou a cargo do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Adalton Ozaki.

O debate teve como tema “O papel da Educação Profissional nos Ecossistemas de Inovação do país”. Saboya iniciou sua apresentação destacando a importância do ensino técnico, profissional e tecnológico no processo de reindustrialização nacional. “O Brasil precisaria ter muito mais ecossistemas como estratégias articuladas e integradas para que pudéssemos explorar melhor nossas oportunidades”, pontuou. O presidente da Embrapii também enfatizou a relevância dos ecossistemas de inovação como ambientes de difusão rápida e intensa de informação e geração de valor para a economia.


Já Vinícius Tocantins enfatizou a importância do ecossistema, fazendo um paralelo com o ecossistema da Amazônia, demonstrando que um elemento não pode ser compreendido ou sobreviver de forma isolada. Ao apresentar tendências globais no processo formativo. “Esta é a década do empreendedorismo e inovação”, disse.


As propostas das Conferências Livres, como a organizada pelo Conif, serão analisadas pelo MCTI e seus resultados serão apresentados no encontro nacional, e as sugestões serão usadas para a elaboração da "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2024-2030”.


Diretoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba