Conif busca aproximação com CEAIE, instituição chinesa, para cooperação internacional

O vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, reuniu-se com o diretor do Departamento de Educação e Formação Técnica e Vocacional (TVET) da China Education Association for International Exchange (CEAIE), Zhai Jinming. O encontro ocorreu na sexta-feira (27/09), durante o Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), na Jamaica.


A reunião teve como objetivo fortalecer as relações institucionais entre as duas entidades, explorando novas oportunidades para o desenvolvimento de programas educacionais em parceria. "Essa cooperação será fundamental para fortalecer o intercâmbio entre as instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e da China, promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos, beneficiando ambos os países", destacou Almada, que também é reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).


Almada também ressaltou a relevância estratégica dessa parceria no contexto das ações do BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), destacando como essas iniciativas podem contribuir para o fortalecimento dos laços econômicos, culturais e educacionais entre os países do bloco. "Essa é uma grande oportunidade para expandir a presença do Brasil no cenário internacional da Educação Técnica e Profissional", completou.


Durante a conversa, Zhai Jinming reiterou o convite para que o Conif se associe como membro externo parceiro da instituição chinesa, o que, segundo ele, abriria portas para uma série de colaborações internacionais, especialmente no intercâmbio de boas práticas em educação profissional e tecnológica. Rafael Almada e Zhai Jinming são conselheiros da WFCP, representando o Conif e a CEAIE, respectivamente.


A reunião contou ainda com a presença do diretor de Articulação Institucional do IFRJ, Júlio Page, e do representante da CEAIE, Zijian Gao. Em novembro, representantes da Rede Federal e da instituição chinesa realizarão uma nova rodada de conversas, com o principal objetivo de expandir a cooperação acadêmica e fomentar o intercâmbio educacional e cultural entre Brasil e China, focando na modernização e internacionalização das práticas educacionais.


Sobre a CEAIE


Fundada em 1981, a CEAIE é uma organização nacional sem fins lucrativos, sediada em Pequim, dedicada à promoção de intercâmbios e cooperação educacional internacional. A associação desempenha um papel fundamental na construção de parcerias educacionais globais, atendendo às necessidades de modernização da educação na China. Por meio de suas iniciativas, a CEAIE promove avanços nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia, fortalecendo a compreensão e a cooperação entre países. A entidade mantém relações de longo prazo com mais de 170 instituições educacionais em mais de 50 países e regiões ao redor do mundo.


Diretoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba