Pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ficou entre os protagonistas do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). O evento, que é um dos mais importantes do mundo na área de Educação Profissional e Tecnológica, ocorreu em setembro deste ano, em Montego Bay, na Jamaica.
Nas três edições – 2022, 2023 e 2024 –, o Conif se destacou na categoria “Cidadão Global”, do Prêmio de Excelência da WFCP. Neste ano, o Conselho ganhou ouro com o e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. No ano passado, não foi diferente: o Conselho também ficou em primeiro lugar com o projeto LAPASSION em Rede – Metodologia Brampssol. E, em 2022, conquistou uma Menção Honrosa com o Programa Português como Língua Adicional em Rede.
Para Rafael Almada, vice-presidente de Relações Institucionais e representante do Conif na WFCP, as vitórias consecutivas são reflexo do comprometimento do Conselho e das instituições da Rede Federal com a qualidade e a inovação na área da Educação.
“Essas premiações são fruto de um trabalho intenso que o Conif faz pelo fortalecimento da Rede Federal. O nosso modelo de instituto federal nos mostra um resultado positivo, mostra que é uma melhor prática de atuação na Educação Profissional e Tecnológica [EPT] e o quanto as demais instituições, parecidas com os institutos federais, reconhecem esse modelo, premiando projetos que envolvam a EPT dentro de um contexto relacionado à sustentabilidade, globalização e prática de formação de professores”.
Na avaliação de Elias Monteiro, presidente do Conif, as conquistas mostram que os trabalhos do Conselho e das instituições da Rede Federal estão atualizados e adaptados às demandas do presente século.
“As conquistas reafirmam o papel do Conif e das instituições que compõem a Rede Federal como protagonistas globais em educação tecnológica. O reconhecimento também ressalta a importância das iniciativas de internacionalização e do desenvolvimento de práticas educacionais que se alinham às demandas do século XXI, focando em inovação”, afirma o presidente do Conif, Elias Monteiro.
Além dos prêmios, a participação do Conif e da Rede Federal no Congresso da WFCP também abre portas para colaborações internacionais e novas parcerias que podem aprimorar, ainda mais, a formação de estudantes brasileiros e a troca de conhecimentos entre profissionais da área da Educação de diferentes países.
Português como Língua Adicional em Rede
O Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) foi contemplado com Menção Honrosa no Congresso da WFCP 2022, realizado em San Sebastián, na Espanha. A submissão do projeto foi feita pelo Conif em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).
O PLA em Rede é um curso online e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses. Voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o curso tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.
A iniciativa foi proposta ao Conif pelo IFSULDEMINAS e pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
LAPASSION em Rede – Metodologia Brampssol
No ano passado, foi a vez do projeto LAPASSION em Rede conquistar o primeiro lugar no Prêmio de Excelência da WFCP. A premiação ocorreu em Montreal, no Canadá.
O LAPASSION em Rede é a união de dois projetos: o LAPASSION, financiado pela União Europeia, e o Brampssol, criado pelo campus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Em vigência, a intenção é de que o LAPASSION em Rede seja expandido para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. O Programa se baseia na metodologia Brampssol, que foi criada por estudantes e docentes do campus Itumbiara, em 2021.
Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, além do IF Maker e de um projeto P&D, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas no desenvolvimento de suas soft-skills. De aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.
Vozes da Internacionalização
No dia 25 de setembro deste ano, o Conif foi, mais uma vez, premiado com ouro no Prêmio de Excelência da WFCP. O resultado foi anunciado durante o Congresso da WFCP, em Montego Bay, na Jamaica.
O Conselho concorreu à categoria “Cidadania Global” com o e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.
O projeto narra 82 histórias de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio da Rede Federal ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter), em parceria com as Diretorias de Relações Internacionais e de Comunicação do Conif, e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Diretoria de Comunicação do Conif