Conif conquista Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) venceu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. A escolha foi feita pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (13/7).


A indicação do Conif foi feita pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), em função da natureza do Conselho, que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. “Recebemos o resultado com muita felicidade, pois demonstra que o Conselho está no rumo certo”, destacou o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha.


Instituído em 1998 e regulamentado em 2000, o prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades e consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado.


A sessão solene para entrega do prêmio será realizada em 22 de novembro. Neste ano, a premiação será concedida às seguintes instituições:


  • Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif) - indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO)

O Conif é formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.


  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap), indicada pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG)

Criada em 1986, a escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​


  • Todos pela Educação, indicada pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF)

Organização sem fins lucrativos que busca mudar a qualidade da educação básica no Brasil.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações da Agência Câmara de Notícias



Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba