Conif e Caixa firmam parceria para promover inclusão social e desenvolvimento sustentável

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal para promover cidadania, desenvolvimento econômico e sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em habitação social, primeira infância e inclusão digital.


Um Protocolo de Intenções entre as duas instituições foi assinado nesta quinta-feira (10/7), na sede do banco, em Brasília, pela presidente do Conif, Ana Paula Giraux, e a vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês da Silva Magalhães. O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. A construção da parceria foi iniciada em 2024.


O desenvolvimento econômico e socioterritorial de famílias de baixa renda, por intermédio da capilaridade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, foi destacado por Ana Paula Giraux como uma das principais “potências” da parceria. “Essa parceria é importante para todos nós e uma maneira de garantir direitos e oportunidades para todos, sobretudo para quem mais precisa. A Rede tem esse diferencial de atender as pessoas em vulnerabilidade social, e a parceria vai potencializar esse nosso diferencial”, defendeu.

O Protocolo de Intenções funcionará como um “acordo guarda-chuva”. Nas próximas semanas, as equipes técnicas da Caixa e do Conif irão estruturar as primeiras ações do plano de trabalho, que inclui a criação de modelos de convênio para que as instituições possam acessar recursos destinados à ampliação de políticas sociais. Em um segundo momento, a proposta é desenvolver um modelo sugestivo que permita também a estados e municípios acessarem esses recursos, conforme detalhou a gerente-executiva do Trabalho Social da Caixa, Cássia Rodrigues.


 “A partir dessa parceria, vamos estimular que mais parceiros se façam presentes nos territórios onde as ações forem desenvolvidas, para levar mais oportunidades e conexões”, afirmou a vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês da Silva Magalhães.


O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), então presidente do Conif quando as negociações do projeto foram iniciadas no ano passado, destacou que a formalização da cooperação representa "um grande passo para a Rede Federal cumprir com excelência seu papel junto à sociedade, levando cidadania e melhoria das condições de vida às famílias, especialmente as de baixa renda".


A parceria contempla ainda a realização de capacitações conjuntas para servidores da Rede Federal e da Caixa, com foco na qualificação técnica e no compartilhamento de conhecimentos. Também está prevista a elaboração de estudos técnicos conjuntos, voltados à formulação de políticas públicas eficazes para a primeira infância e o trabalho social, em especial nas comunidades atendidas por programas habitacionais.


O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, José Arnóbio; o reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes; e os diretores Executivo e de Relações Institucionais e Governamentais do Conselho, Alexandre Bahia e Fernanda Torres, respectivamente, também participaram da reunião que formalizou a parceria.


Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba