Conif lança edital de seleção para o Programa de Assistentes de Português na Espanha

Estão abertas as inscrições para a chamada pública que irá selecionar quatro candidatos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar do Programa de Assistentes de Português na Espanha. As candidaturas podem ser feitas por meio do formulário eletrônico que ficará disponível até 20 de março de 2022, no link https://bit.ly/3vEkIfa.


As atividades serão implementadas de 1º de outubro de 2022 até 31 de maio de 2023, na Espanha. É exigida para a participação o domínio do espanhol no nível B1 de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência.  A chamada pública é destinada para servidores e estudantes, graduados ou graduandos em Licenciatura em Letras, Letras-Português, Letras - Português/Espanhol ou Letras - Espanhol da Rede Federal.


Os interessados em participar devem ficar atentos às orientações presentes no Edital CONIF/AI nº 03, de 7 de março de 2022. Todas as etapas do certame ficarão disponíveis para consulta na aba de editais do site do Conif.


O Programa tem o objetivo de aperfeiçoar proficiência em português e em espanhol de todos os envolvidos, além de “trabalhar competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia da Espanha e do Brasil”, como afirma a assessora internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Carolina Oliveira.


Os assistentes brasileiros de conversação serão destinados a centros do Ensino Secundário ou em Escolas Oficiais de Idiomas de várias Comunidades Autônomas na Espanha para auxiliarem no ensino de Português como Língua Estrangeira. “Dentro dessa parceria, queremos fortalecer as relações de cooperação no campo das humanidades entre as instituições educacionais dos dois países, além do favorecimento do multilinguismo”, destaca Ana Carolina.


No Brasil, o programa é liderado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e tem o Conif como parceiro. Veja abaixo o cronograma previsto para as atividades do Edital CONIF/AI nº 03, de 7 de março de 2022.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba