Conif realiza abertura de evento com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Na tarde dessa segunda-feira (8/7), a sede do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu as portas para receber representantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).


O inédito encontro tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida pela UNESCO-UNEVOC (Skills for innovation Hubs/I-Hubs) e debater os meios para implementar o projeto “Marco de Inovação TVET: promovendo excelência” nos países africanos. Além disso, é uma oportunidade para difundir o funcionamento e o modelo de oferta da Rede Federal.


Na mesa de abertura do encontro, estiveram presentes Elias Monteiro, presidente do Conif, Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Leonardo Tavares, coordenador nacional do projeto, e Calice Olivier Pieume, da UNESCO-UNEVOC.


Ao longo desta semana, até o dia 12 de julho, os representantes dos países irão participar de uma extensa agenda, o que inclui visitas técnicas a campi dos Institutos Federais de Brasília (IFB), de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano). A delegação está composta por gestores  de Angola,  Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.


“Este encontro representa um marco significativo para o fortalecimento de laços estratégicos, bem como para o desenvolvimento compartilhado através do conhecimento, da educação e da inovação. Neste momento crucial da história global, onde os desafios e as oportunidades se entrelaçam de maneiras complexas, a cooperação internacional emerge como um catalisador indispensável para o avanço sustentável”, abriu o evento o presidente do Conif, Elias Monteiro.


O secretário Marcelo Bregagnoli também teve um momento de fala durante a mesa de abertura e afirmou que o Ministério da Educação está disposto a receber demandas dos países africanos.


“Estamos prontos [Setec/MEC] para sermos acionados e sermos parceiros também em outras atividades para que possamos levar, de forma cooperativa, as questões da Educação Profissional e Tecnológica. A relação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa é prioridade desse governo”, disse o secretário.


Calice Olivier falou sobre a importância do intercâmbio de experiências entre os países africanos e o Brasil.


“Essa reunião culmina em uma troca de experiências para sabermos o que funcionou, o que não funcionou e o que pode ser aprimorado nessa ferramenta importante da UNESCO [I-Hubs]. Espera-se que esse aprimoramento da ferramenta já tenha como beneficiários imediatos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que estão aqui hoje”.


Após o momento de abertura, os representantes dos países africanos partilharam com o público presente o contexto de governança da Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos PALOP, com destaque para as iniciativas relacionadas à inovação.


Na ocasião, também estiveram presentes Luís Antônio Caruso, representante da UNESCO Brasília, reitores das instituições da Rede Federal e integrantes do Fórum de Gestores de Relações Internacionais (Forinter) do Conif.

Apresentação da metodologia


Na manhã desta terça-feira (9/7), representantes do Conif, da UNESCO-UNEVOC e dos PALOP voltaram a se reunir para dar continuidade às apresentações, iniciadas na tarde do dia anterior. 


Na ocasião, Calice Olivier compartilhou a expectativa da UNESCO-UNEVOC no que diz respeito à expansão do projeto no Brasil, a implementação nos PALOP, bem como para o desenvolvimento de uma ferramenta online que permita que instituições de Educação Profissional e Tecnológica avaliem seus ecossistemas de forma híbrida.


Além disso, os coordenadores nacionais do projeto aproveitaram o momento para apresentar a metodologia e as ferramentas já disponíveis.


Confira abaixo as fotos da abertura do evento.

08/07/2024_Conif se reúne com representantes do PALOP

Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Fotos: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba