A nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu-se com os coordenadores dos onze fóruns de assessoramento do Pleno do Colegiado para alinhar as diretrizes da gestão de 2026.
Após uma rodada de apresentações, a presidência pediu aos coordenadores que realizassem um levantamento das principais ações desenvolvidas ao longo de 2025. Além disso, foi solicitado que cada fórum elencasse de três a quatro prioridades para o ano de 2026.
Presidência do Conif realiza reunião com fóruns, em Brasília
Entre os diversos pontos tratados, destacaram-se a alimentação escolar; o processo de consolidação e expansão das estruturas das unidades já existentes; a implantação de novas unidades definidas pelo Governo Federal; e um conjunto de prioridades estratégicas relacionadas ao provimento de novos códigos de vagas, cargos e funções.
“O valor e virtude dessa reunião foi o alinhamento entre as pautas prioritárias do pleno do Conif e aquelas definidas pelos fóruns. A avaliação, tanto por parte dos coordenadores dos fóruns quanto da presidência, é de que o encontro foi um sucesso. Durante as apresentações, ficou evidente o papel estratégico que os fóruns desempenham no assessoramento do Conselho, razão pela qual a presidência faz questão de destacar e valorizar a relevância fundamental dessa atuação”, frisou o presidente do Conif, Júlio Xandro Heck.
Júlio ressaltou, ainda, a importância da interação entre os fóruns. “Muitas das pautas que consideramos prioritárias são comuns a mais de um fórum e, em alguns casos, demandam a convergência de quatro ou cinco instâncias ao mesmo tempo, que precisam compartilhar experiências e construir conjuntamente os subsídios necessários para o enfrentamento dos temas”, explica.
Na mesma linha, Wilson Costa, coordenador do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif, destacou que a proximidade entre os fóruns, suas respectivas câmaras, o pleno do Conselho e a presidência é de “fundamental importância” para que as demandas da Rede Federal, vivenciadas na ponta e no cotidiano das instituições, possam alcançar os encaminhamentos estratégicos do colegiado.
Diretoria do Conif e integrantes dos fóruns durante apresentação da presidência do Conselho
“O proposto arranjo possibilita uma via de comunicação bidirecional, da ponta para o colegiado e do colegiado para a ponta, em um movimento contínuo de proposições que dialogam diretamente com as principais demandas das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, concluiu o coordenador do FDI.
Próxima Reunião
Ficou definido, ainda durante a reunião, a realização de um novo encontro entre os fóruns do Conif ao longo deste ano, com previsão de ocorrer no segundo semestre.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif
